Rede pública ou privada: qual é a melhor?

O Windows disponibiliza uma opção a cada nova rede que você se conecta, podendo escolher a configuração como rede “Privada” ou “Pública“. Quando você conecta o seu computador ou notebook a uma rede pela primeira vez, o Windows pergunta se você deseja que seu computador possa ser detectado ou não por outros computadores.

publicidade
Terra, Rede, Blockchain, Globo, Digitalização, Rede pública ou Rede Privada
Rede Pública ou Rede Privada estão em todos os lugares do mundo (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Essa opção serve para auxíliar o Windows a entender o tipo de rede à qual você está se conectando, para assim fazer as configurações corretas. Por exemplo, o Windows vai funcionar de forma muito mais segura ou restrita em redes públicas do que em uma rede doméstica, elevando os níveis da sua segurança.

Redes Públicas e Redes Privadas: Entenda a diferença

Nas Redes Privadas: o Windows mantém ativo todos os recursos de descoberta de rede. Assim, outros dispositivos podem encontrar o seu computador com Windows na rede, dando acesso facilitado ao compartilhamento de arquivos e outras opções.

publicidade

O Windows também utiliza o recurso Grupo Doméstico para realizar o compartilhamento de arquivos e mídia entre os PCs conectados na mesma rede.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nas Redes Públicas: Um exemplo de rede pública podem ser aquelas que você se conecta em estabelecimentos, como em uma cafeteria.

É provável que você deseje que o seu computador possa ser visto por outras pessoas ou compartilhar os seus arquivos.

publicidade

Assim, o Windows vai desativar esses recursos de descoberta. Logo, o seu aparelho não irá aparecer para outros dispositivos na rede, como também não vai tentar encontrar outros aparelhos.

Lembrando que nem mesmo um Homegroup que você tenha anteriormente não será habilitado em uma rede pública.

Simplificando: O Windows determina que as suas redes privadas, são as suas redes domésticas ou de trabalho, que por consequência são confiáveis ​​e podem ter outros aparelhos aos quais você pode desejar se conectar.

Já com as redes públicas o Windows vai definir que elas vão conter outros dispositivos estranhos aos quais você não deseja se conectar, dessa forma, ele passa a usar configurações diferentes e mais restritas.

publicidade

Por fim, caso tenha configurado uma rede de forma errada na hora de escolher a opção, não se preocupe.

O Windows oferece a possibilidade de fazer a mudança de rede pública ou privada, para isso, basta acessar o painel de controle e seguir até Rede e Internet e selecionar o Wi-Fi ou Ethernet que ele está conectado.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar