Reino Unido decide banir caixas eletrônicos de criptomoedas

O Reino Unido, por meio da Autoridade de Conduta Financeira Britânica (FCA), ordenou que todos caixas eletrônicos de criptomoedas no país sejam desligados de forma imediata para os consumidores, se quiserem evitar ações legais. Os motivos são diversos.

publicidade
Reino Unido e Criptomoedas
Reino Unido e Criptomoedas

Este pedido é referente a todos os caixas eletrônicos Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas que são usadas na Grã-Bretanha. Isso aconteceu, segundo os Regulamentos de Lavagem de Dinheiro do Reino Unido (MLRs), porque eles foram considerados ilegais e também devido a falta de aprovação oficial pelas autoridades competentes.

O órgão de fiscalização financeira publicou o aviso em seu site nesta sexta-feira (11):

publicidade

Os caixas eletrônicos de criptomoedas que oferecem serviços de troca de criptoativos no Reino Unido devem ser registrados conosco e cumprir os Regulamentos de Lavagem de Dinheiro do Reino Unido (MLR). Nenhuma das empresas de criptoativos registradas conosco foi aprovada para oferecer serviços de caixa eletrônico criptográfico, o que significa que qualquer uma delas operando no Reino Unido está fazendo isso ilegalmente e os consumidores não devem usá-las”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Segundo as informações, o Superior Tribunal do Reino Unido também decidiu rejeitar o recurso apresentado pela operadora de caixa eletrônico de criptomoedas Gidiplus para continuar em funcionamento. A justificativa foi, nas palavras da Corte, a “falta de evidências de como a GIdiplus realizaria seus negócios de maneira amplamente compatível”.

Enquanto isso, o tribunal ainda está julgando o recurso da operadora contra a FCA (Autoridade de Conduta Financeira) por recusar seu pedido legal para ter um registro sob as leis dos MLRs.

Caixas eletrônicos de criptomoedas em alvo

Segundo alguns dados do Coin ATM Radar, 81 caixas eletrônicos de criptomoedas estavam funcionando no Reino Unido até o momento da divulgação dessas informações – a maioria localizados em supermercados e lojas de conveniência. Esse locais também receberam avisos para encerrar a operação das máquinas de forma imediata.

publicidade

Estamos preocupados com as máquinas ATM criptográficas que operam no Reino Unido e, portanto, entraremos em contato com os operadores instruindo que as máquinas sejam desligadas ou enfrentem ações adicionais”, disse a FCA.

Esses caixas eletrônicos possibilitam que os usuários façam depósitos em dinheiro em troca da criptomoeda desejada. Em seguida, é possível movimentar esse valor para outras carteiras de criptomoedas online.

A FCA faz alerta regulares aos consumidores sobre esses ativos digitais de “alto risco”, mencionando a falta de proteções legais e financeiras “se as coisas derem errado”.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar