Rover da NASA avista item mágico em Marte

O rover Curiosity da NASA já viaja pelo famoso Planeta Vermelho, Marte, há quase uma década. Segundo informações do jornal britânico, The Sun, o robô avistou um item curioso durante a ronda. 

publicidade
Rover da NASA avista item curioso em Marte
(Imagem: Divulgação/NASA)

Entenda a descoberta em Marte 

Foi encontrado um objeto bastante parecido com o cajado do mago Gandalf, personagem da saga O senhor dos Anéis em solo marciano. A semelhança e o propósito do objeto pararam por aí, pois os especialistas já sabem que se trata de um fenômeno e afirmam que o item não tem nada de mágico.

Conforme apurado pelo Instituto SETI, o item encontrado é apenas um pedaço de rocha. Inclusive, os especialistas apresentaram uma explicação plausível para o formato da rocha, feita de um material macio e erodido. 

publicidade

A composição singela não quer dizer que o material não tenha relevância, pois rochas sedimentares costumam conter fósseis entre as camadas. Em tese, o objeto encontrado pode esconder segredos a respeito de possíveis seres vivos que habitaram Marte no passado. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Segundo o Instituto SETI, o galho encontrado em Marte é apenas um fragmento de uma rocha muito maior submetida a erosões eventuais. Estes picos rochosos provavelmente se tratam dos “recheios cimentados” de antigas fraturas de uma rocha sedimentar. 

“O resto da rocha era feito de material mais macio e erodido”, disseram os especialistas. Então, o que restou foi o material das fraturas solidificado com o passar do tempo.

publicidade

Há cerca de um mês o rover Curiosity registrou outra imagem que também chamou bastante atenção. Nela constava a abertura de uma colina rochosa da cratera Gale, bastante parecida com uma porta em formato retangular. 

Posteriormente, a NASA explicou que nada mais era do que uma fratura natural da rocha. Por enquanto, a agência não disse nada sobre a nova imagem do Curiosity. Os cientistas planetários suspeitam que a cratera Gale, com cerca de 150 km de diâmetro, tenha sido formada pelo impacto de um grande meteoro há 3,7 bilhões de anos.

Este é o mesmo período (do passado marciano) em que se acredita que o planeta vermelho tenha sido coberto por grandes lagos e rios. Então, pode ser que os “galhos petrificados” registrados pelo Curiosity possam revelar uma parte deste passado geológico.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar