Como Rotear Internet do Celular para o Notebook via Bluetooth?

Giovana Borela

11 de setembro de 2023

Rotear internet do celular para notebook é uma carta na manga que ajuda muitas pessoas, inclusive, quem trabalham em home office. Dessa forma, abaixo te mostramos como é possível fazer este procedimento simples que exige poucos toques.

publicidade
Uma mulher ligando o roteador do celular. Ao fundo tem um notebook e dois cadernos

Imagem: Reprodução/Pexels

Como rotear internet pelo Bluetooth?

O Bluetooth é uma tecnologia sem fio que permite a comunicação entre dispositivos próximos. Ela pode ser usada para compartilhar dados, como arquivos e imagens, ou para conectar dispositivos diferentes, como um alto-falante ou um mouse.

Também é possível usar o Bluetooth para compartilhar dados móveis de um celular para outro dispositivo, você sabia disso?

Aliás, é um recurso muito útil em situações em que você não tem acesso a uma rede Wi-Fi ou quando seu dispositivo não suporta conexão por USB.

publicidade

 Lançamentos da Motorola 2024: lista de celulares do ano!

Como usar a  internet do celular no notebook?

Sim, é possível rotear internet do celular para notebook por diferentes vias, inclusive, o Bluetooth. Uma das formas mais comuns, é roteando a internet a partir dos seus dados móveis.

Uma pessoa segurando um celular bloqueado

Imagem: Reprodução/Pexels

Ou seja, é como se o próprio smartphone gerasse uma rede Wi-Fi, na qual outras pessoas podem se conectar, normalmente por meio de uma senha.

Além disso, outra opção muito boa, é compartilhamento de internet pelo cabo USB. Neste caso, diferente da primeira maneira, você pode compartilhar a internet da rede Wi-Fi na qual o seu smartphone já está conectado.

É como se o aparelho se tornasse um repetidor ou aproxima-se o roteador do seu notebook, o conectando por um cabo. Esta conexão, aliás, pode ser mais estável que a primeira.

Como rotear internet do celular para o Notebook pelo Bluetooth?

Chegando aqui, você já sabe que é possível usar seu celular de diversas formas para garantir a conexão à internet para o seu notebook.

A imagem de um celular e um notebook em cima de uma mesa de madeira

Imagem: Reprodução/Pexels

Agora, vamos te mostrar alguns passos simples que vão te ajudar a fazer a conexão por esta tecnologia. Desse modo, o primeiro passo é ativar o Bluetooth nos dois dispositivos que você pretende conectar.

Assim que os dois aparelhos estiverem pareados, você precisa ir até às “Configurações”, escolher as opções de “Rede e Internet”. Escolha a opção de “Roteador Wi-Fi” e, em seguida, ative a conexão via Bluetooth.

Notícia: Meta e Microsoft se unem ao lançar inteligência artificial para enfrentar OpenAI

Então, volte ao notebook, e faça a conexão com a rede que tenha o nome que você escolheu para o seu aparelho. Insira um código, caso necessário, e pronto, os seu smartphone já está roteando internet para o seu notebook!

Configurações do smartphone para ativar o roteador via Bluetooth

Imagem: Reprodução/Android

Quer algumas dicas? É possível que você, inicialmente, não explore a velocidade máxima da conexão. Portanto, para aumentar a velocidade, certifique-se de que o Bluetooth do seu celular esteja configurado para “Alta velocidade”.

Em caso de problemas para realizar a conexão do seu notebook à rede Bluetooth, é recomendado reiniciar ambos os dispositivos.

Como vimos, não existe segredo para rotear internet do celular para notebook, não é mesmo? Então, agora que você já sabe como usar os seus dados móveis para gerar internet para seu notebook, é possível desfrutar desse recurso incrível.

Esta é uma possibilidade ideal para quem precisa viajar, mas tem compromisso com trabalho ou escola e precisa se conectar durante este período.

Além disso, lembre-se que também é possível usar outros meios, como o roteador via Wi-Fi, e o compartilhamento via cabo USB. Todas, são opções muito funcionais e simples de se acessar.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Giovana Borela
Escrito por

Giovana Borela