O que é o metaverso e como faço para entrar no espaço virtual do futuro?

Muito se tem falado e especulado por aí, mas o metaverso é uma novidade que, aparentemente, está cada vez mais próxima e veio para ficar. Afinal, você sabe o que é e como entrar nesse novo mundo da internet?

publicidade
(Imagem: Freepik)

O que é o metaverso?

O conceito de metaverso começou a se popularizar em outubro de 2021, quando a Meta (antigo Facebook) foi oficializada por Mark Zuckerberg. Na época, o próprio CEO afirmou que a mudança de nome foi feita para que toda a empresa foque no que é metaverso.

Entretanto, o conceito é muito mais antigo do que isso e não foi criada pelo Facebook. Basicamente, o metaverso é a mistura entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Porém, não só isso.

publicidade

O metaverso é uma definição de web 3.0 que junta (além de RV e RA): Internet das coisas (IoT), jogos, ferramentas de blockchain, modelagem tridimensional (3D) e outras composições que ajudam a criar um mundo imersivo que faz uma fusão entre o digital e o físico.

Alguns exemplos que ajudam a entender de uma forma mais simples são, por exemplo, o jogo The Sims, que permite que criar uma realidade e um personagem diferente do seu próprio. Claro, com outras limitações que o metaverso não terá mais.

Aliás, o futuro da internet vai muito além de um jogo, ele permite que você realmente viva por meio dos avatares, ou seja, trabalhe, ganhe dinheiro, desenvolva habilidades e se divirta.

Outro ponto importante é a interconexão que será possível entre as plataformas (todos se comunicando entre si).

publicidade

O grande foco da Meta (como empresa) é construir este mundo e que as empresas que fazem parte do grupo também possam usufruir disso, no caso, Instagram e Facebook.

Nesta empreitada, Zuckerberg espera que as pessoas passem a fazer tudo através do virtual e torne esta realidade a mais “desejada”.

O CEO da Meta está passando por algumas crises com o metaverso, mas a ideia é o grande trunfo da empresa.

E como faz para entrar nessa realidade?

Infelizmente, o metaverso de fato, ainda não existe. Entretanto, você pode ter algumas experiências por meio de aplicativos e também com alguns produtos que prometem elevar a experiência sensorial do usuário. Confira:

publicidade
  • Horizon Worlds: lançado pela Meta, este aplicativo é o que a Meta criou para iniciar os processos de ‘firmamento’ do metaverso. Já tem mais de 300 mil usuários, mas não está disponível para o Brasil (ainda);
  • Meta Quest 2: óculos de Realidade Virtual e Aumentada que a Meta criou para que o usuário tenha uma experiência sensorial maior;
  • Second Life: uma das plataformas mais antigas em operação, criada em 2003, Second Life ainda tem mais de 500 milhões de usuários pelo mundo, mesmo sendo uma simulação simples do que seria o metaverso;
  • ARKit5: está é a plataforma que a Apple desenvolveu de Realidade Virtual e Aumentada para dispositivos iOS.

Inclusive, o óculos de Realidade Virtual da Apple deve chegar nas lojas em breve.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar