O Bluetooth já é incrível, mas a nova versão promete revolucionar o áudio do seu celular

Se você está insatisfeito com as limitações do seu celular enquanto a dispositivos de som e sem fio, essa novidade vai fazer o seu dia. Uma nova tecnologia Bluetooth, o LE Audio, está chegando com promessa de um melhor consumo energético e qualidade de áudio, entre outras coisas.

publicidade
nova tecnologia bluetooth
LE Audio vai melhorar o áudio dos seus fones de ouvidos Bluetooth (Imagem: Zarak Khan on Unsplash)

Além disso, a tecnologia ainda pode permitir a conexão de um número “ilimitado” de dispositivos — vários fones de ouvido ligados no mesmo celular — e um monte de novas melhorias.

O LE Audio foi anunciado há dois anos, mas a pandemia parece ter atrasado o desenvolvimento. Ao que parece, esse tempo de espera está acabando.

publicidade

O LE Audio finalmente chegou

Mesmo com o atraso, a Bluetooth SIG, organização responsável por gerenciar os padrões da tecnologia Bluetooth, tem se mostrado confiante nas possibilidades que a inovação vai trazer.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hoje é um dia de orgulho para a comunidade de membros Bluetooth SIG (…) Nossos membros superaram os muitos desafios colocados contra eles nos últimos anos para concluir o maior projeto de desenvolvimento de especificações da história do Bluetooth SIG. A LE Audio amplia os limites do que é possível para o mercado de áudio sem fio”, disse o CEO da Bluetooth SIG, Mark Powell.

A tecnologia já está disponível para ser implementada em novos aparelhos, o que no caso depende apenas dos fabricantes. E se tudo ocorrer bem, já poderemos ter os primeiros aparelhos com o LE Audio até o final de 2022.

publicidade

O que muda para o usuário com a nova tecnologia Bluetooth?

Traduzindo a tecnologia para o usuário final, uma das novidades mais importantes é a implementação do novo e mais eficiente codec LC3 para substituir o atualmente utilizado, o SBC

A nova versão é muito flexível e dependendo de como seja utilizada, poderá trazer dois resultados: um áudio muito melhor com a mesma taxa de bits que temos agora ou um áudio com uma qualidade um pouco melhor do que temos agora, mas consumindo menos energia.

Essa é apenas uma das novidades, mas ela sozinha já representa um ganho enorme para o usuário, que no futuro, pode se deparar com fones de baterias menores ou fones com baterias que duram bem mais.

Indo além do codec, a SIG também colocou uma grande ênfase na conexão múltipla de dispositivos e suas várias aplicações.

publicidade

Já imaginou? Você indo em uma palestra e não ter que se preocupar se está longe demais do palestrante porque o dispositivo de som utilizado pode se conectar a todos os reprodutores bluetooth no ambiente?

Para acomodar essa inovação, novas maneiras de se conectar aos aparelhos Bluetooth devem aparecer, como via NFC ou QR Codes.

Seu aparelho já pode ter o LE Audio, mas depende da liberação do fabricante

O LE Audio com certeza é uma revolução tecnológica para a conectividade e você pode ver mais informações no site oficial do Bluetooth.

Tudo o que resta agora é saber se a tecnologia vai chegar nos dispositivos que temos hoje, ou se vamos ter que comprar novos aparelhos que já venham com ele.

A SIG confirmou que já existem dispositivos que suportam o LE Audio e nesses casos, depende dos fabricantes liberarem a tecnologia através de uma atualização de software.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar