Como investir em NFT?

Certamente você já deve ter ouvido falar em NFTs (token não-fungível), o novo modelo digital de negócios que vem tomando o mundo nos últimos anos. Mas toda essa comoção dificulta a vida de quem quer entrar no ramo agora e escolher um projeto bom para se iniciar é bastante complicado. Por isso, o Bit Magazine vai te mostrar nesse artigo como começar a investir em NFTs de uma forma bem simples.

publicidade
NFT Bored Ape é vendido por engano por valor ridículo
NFT Bored Ape é vendido por engano por valor ridículo. (Imagem: Pixabay)

De modo geral, e bem resumido, o termo NFT se refere a um código único que serve como registro de determinado ativo digital. Através dele é possível confirmar a posse de um item específico, mas isso não lhe dá valor. O valor de uma NFT leva em consideração o projeto ao qual ela pertence.

A febre dos tokens não-fungíveis

Embora a tecnologia já tenha algum tempo, os NFTs passaram a ser mais conhecidos nos dois últimos anos – especialmente depois que o Beeple, um designer gráfico norte-americano, vendeu uma de suas peças pelo preço absurdo de US$ 69 milhões (um dos mais caros já vendidos).

publicidade

Após isso, vários outros artistas ingressaram nesse mercado e projetos começaram a aparecer aos montes com milhares de NFTs cada. Hoje, é possível encontrar peças com preços que variam de apenas R$ 20 até bilhões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Como investir em NFTs
OpenSea, mercado de NFTs (Imagem: Reprodução / OpenSea)

 

publicidade

Toda a transação é feita online, através de plataformas que mais parecem lojas virtuais. Por elas, você pode procurar NFTs nas quais está interessado e até mesmo colocar as suas próprias para vender.

É importante levar em consideração que diferentes NFTs podem fazer parte de diferentes blockchains (redes) e ser negociadas em diferentes criptomoedas que transitam essas redes.

Por ser um mercado livre, o valor de uma NFT pode ser decidido pelas partes envolvidas na negociação (o vendedor e o comprador), sem interferência dos criadores originais daquela arte.

Vale a pena comprar no Braisl?

Se você for levar o Brasil em consideração, o mercado de NFT ainda é muito novo e pouco desenvolvido, mas internacionalmente o mercado é bem amplo, podendo ser bem rentável.

publicidade

Embora possam ser bem lucrativos, o mercado das NFTs, assim como o das criptomoedas, é extremamente volátil. Você pode comprar uma NFT hoje e em uma semana ela valerá dez vezes o valor pelo qual você adquiriu, em compensação o oposto também pode acontecer.

É importante lembrar que assim como qualquer investimento é necessário que se avalie as inúmeras variáveis que podem fazer o projeto decolar ou afundar antes de entrar de cabeça.

Como investir em NFTs

Investir em NFTs é bem simples e praticamente não requer assistência alguma. Antigamente, você necessitava de exchanges (corretoras) como a Binance para adquirir suas primeiras criptomoedas. Contudo, hoje em dia já existem outras opções mais simples, que mandam seus ativos digitais diretamente para a sua carteira – assim você paga bem menos taxas de gás, valores cobrados para completar transações na blockchain.

Um dos mercados de NFTs mais famosos na atualidade é o OpenSea, por lá você pode encontrar peças de coleções famosas como a Bored Ape Yacht Club.

O primeiro passo para investir nas NFTs é escolher um projeto no qual você tenha interesse. Esse projeto é quem vai determinar qual blockchain e criptomoeda você vai utilizar nas suas transações.

Depois disso, você terá que escolher uma das várias carteiras digitais que suportam aquela criptomoeda / blockchain / NFT. Uma das mais comumente utilizadas é a Metamask, uma carteira que funciona como uma extensão para navegadores e que dá suporte a redes como a do Ethereum, Binance e Polygon.

Por fim, você só precisa adicionar os fundos necessários para a aquisição das NFTs e ir para o respectivo marketplace onde a NFT desejada é comercializada. Por lá, você completará a transação e a NFT vai direto para a sua carteira.

E aí? Gostou dessa dica? Comenta aí se você quer ver um passo-a-passo de como adquirir uma NFT!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar