Satélite Chinês tira selfies impressionantes de Marte e traz revelações sobre órbita marciana

Hugo Cruz

5 de janeiro de 2022

A CNSA (Administração Espacial Nacional da China) publicou novas fotos enviadas de sua missão a Marte, a Tianwen 1, que contém “selfies” de Marte, com próprio satélite chinês orbitando o planeta vermelho.

publicidade

O Tianwen 1, satélite que a China enviou para Marte em julho de 2020, devolveu ao seu centro de controle uma série de selfies, capturadas por meio de uma câmera destacável que permitiu à nave ficar posicionada à frente do planeta vermelho!

Satélite Chinês

Imagem: China2Brazil

A façanha foi realizada graças a uma câmera lançada ao espaço pelo próprio satélite. Além disso, imagens espaciais do planeta mostram gelo cobrindo o polo norte de Marte.

As imagens mostram o satélite chinês, com seus painéis solares abertos, sobre o polo norte do planeta, bem como um close-up de uma das calotas polares de Marte.

publicidade

O nível de detalhes mostrados pelas fotos despertou a curiosidade de engenheiros e amantes de tecnologia nas redes sociais pelo mundo afora. Até outras agências no mesmo segmento começaram a estudar o aparelho, que possui seis instrumentos cujas funções incluem:

  • Captura e exame de imagens e outros dados do meio ambiente (incluindo a superfície e a atmosfera);
  • Medição de ondas eletromagnéticas; sismógrafos; analisar partículas; e um espectrômetro mineral.

Leia mais: Lançamento do James Weeb: Telescópio mais caro da NASA

Caso não o tenha reconhecido pelo nome, o satélite que tirou as famosas selfies de Marte foi o mesmo veículo que carregou o rover chinês Zhurong, transitando pela região norte de Marte no momento. A CNSA aproveitou a alta qualidade das fotos para elogiar o excelente estado do veículo, mesmo depois de um ano inteiro em operação.

O veículo atualmente orbitando Marte está em ótima forma

Disse Sun Zezhou, chefe de design do Tianwen-1.

Nós podemos vê-lo orbitando Marte em estado plenamente funcional, e claramente enxergamos seus painéis solares, antena direcional e algumas das antenas dispostas em órbita.

Vale lembrar que houve períodos de silêncio nas atualizações da missão Marte da China. Houve um período de “blecaute” devido ao momento dos planetas: o Sol ficou entre os dois planetas no segundo semestre de 2021, interrompendo as comunicações em tempo real.

Continue acompanhando as últimas notícias de tecnologia AQUI! 💡 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.