Tenha segurança no roteador de casa; é surpreendente como pequenos ajustes vão te trazer paz

Estar conectado o tempo todo é mais importante agora do que nunca, afinal de contas, tudo está nas “nuvens”. Assim como conectividade do roteador, segurança também é essencial. Quando navegando existem várias ferramentas que te mantém protegido, e na sua casa? Veja neste artigo configurações simples que você mesmo pode fazer no seu roteador para manter sua conexão local segura.

publicidade
configurações no seu roteador
Configurações para deixar o roteador mais seguro (Imagem: Misha Feshchak on Unsplash)

O Wi-Fi da sua casa é a base da sua conectividade doméstica. Seu roteador é o responsável por conectar todos os seus dispositivos, mas se não for configurado corretamente, ele pode te expor a vários perigos, muitos deles facilmente evitáveis.

Configurações no seu roteador que vão deixar sua casa mais segura

Mexer nas configurações do roteador pode parecer algo confuso, mas se você focar apenas ao básico, é possível alcançar resultados de segurança satisfatórios com o mínimo de esforço.

publicidade

O primeiro passo é entrar no painel de configurações do seu roteador, a interface web. Este método varia conforme a marca e modelo do aparelho (a interface também varia de acordo com essas especificações), mas nesse tutorial iremos utilizar um roteador TP-Link (Archer C20)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Imagem: Reprodução

Para acessar a interface web deste modelo, basta estar conectado na rede do roteador, via cabo ou Wi-Fi e digitar o endereço 192.168.0.1 em um navegador. Se tudo estiver correto, você vai se deparar com a página de login e caso nenhuma configuração tenha sido feita no roteador basta usar “admin” como usuário e senha.

publicidade

Coisas para se ter em mente:

  • As configurações do seu roteador podem diferir desse tutorial, mas você deve tentar achar algo equivalente

Uma vez nas configurações, estas são as principais coisas que você deve saber configurar para ter uma conexão mais segura:

1. Alterar nome de usuário e senha

Você deve ter notado o quão fácil é entrar nas configurações de um roteador. O primeiro passo é trocar a senha e usuário padrão, assim ninguém além de você vai ter acesso.

publicidade
Imagem: Reprodução

Basta navegar até Ferramentas de Sistema > Senha. Lá você vai digitar a senha e usuário existentes e escolher os novos.

2. Alterar SSID e senha / encriptação

SSID é o nome da rede que aparece na hora de conectar ao Wi-Fi. Só mudando este campo pode fazer com que muita gente perca o acesso à sua rede.

Imagem: Reprodução

No caso do meu roteador, é só ir em Wireless 2.4GHz > Configurações Básicas e alterar o Nome da Rede Wireless. Como bônus, se você desmarcar a caixinha Exibir Nome da Rede, a sua rede vai parar de aparecer nas buscas de Wi-Fi e para alguém conectar nela será necessário entrar o nome manualmente.

Na mesma aba, descendo até o menu Segurança Wireless, é possível escolher o tipo de encriptação e senha da rede.

Imagem: Reprodução

Geralmente, é melhor escolher WPA/WPA2 e colocar uma senha, mas você pode optar por Desabilitar Segurança Wireless e deixar a rede aberta para conexões, assim qualquer um pode ter acesso (inseguro, evite).

3. Habilitar o Firewall do roteador

Assim como o seu computador, os roteadores também são suscetíveis a ataques hacker e por esse motivo a maioria deles vem com um Firewall.

configurações no seu roteador
Imagem: Reprodução

Essa configuração vem na aba Segurança > Segurança Básica e em alguns roteadores, já vem marcada por padrão. Mas não faz mal verificar!

Pronto, com essas configurações simples sua rede vai ficar muito mais segura!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar