Seja mais eficiente com os stories do Instagram [Dicas valiosas]

Jaizon Carlos

31 de janeiro de 2023

Se você usa o Instagram, com certeza você conhece, e provavelmente usa, os stories. Essa ferramenta é muito poderosa e pode ser um dos principais meios de alcançar corretamente o seu público. Neste artigo eu vou compartilhar com você as principais dicas para melhorar a produção dos seus stories e fazer seu Instagram bombar!

publicidade
Seja mais eficiente com os stories do Instagram [Dicas valiosas] - Imagem: Patrick Tomasso on Unsplash

Seja mais eficiente com os stories do Instagram [Dicas valiosas] – Imagem: Patrick Tomasso on Unsplash

O que são os Stories do Instagram?

Os stories são uma funcionalidade que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos que normalmente desaparecem depois de 24 horas.

Ao acessar o Instagram, logo na parte superior do aplicativo, é possível ver uma série de círculos que dão acesso às publicações de stories das pessoas que você segue.

stories no Instagram

publicidade

Clicando em um deles você é levado para uma página onde pode continuar vendo os stories da pessoa que você selecionou e de outras. Eles vêm em formato na vertical.

stories na vertical

Por que criar um?

Assim como o Instagram, diversas outras redes sociais possuem uma implementação de story. Eles são essenciais para criar e estabelecer uma presença forte nas plataformas.

Com ele, e todas as ferramentas que vêm inclusas, os criadores de conteúdo conseguem produzir postagens mais espontâneas e casuais, aproximando-os mais do seu público.

Diferente dos posts normais do Instagram, os stories exigem menos preparação e permitem que você compartilhe seus momentos do dia a dia rapidamente. Mas eles também podem ser usados para promoções de produtos, eventos e marcas.

Você pode usar vários recursos nativos da ferramenta para instigar seus seguidores a interagirem com você. Alguns dos melhores para fazer isso são as enquetes, perguntas e opções que você pode criar para receber feedback de quem vê seus stories.

Passo a passo para criar Stories no Instagram

Para criar um story o primeiro passo é ter acesso à plataforma do Instagram e estar logado. Obviamente, você também vai precisar de uma conexão com a internet.

Agora siga os passos abaixo:

  1. Clique na sua própria imagem de perfil, com o ícone “+”, no canto superior esquerdo. Ela tem a legenda “Seu story”;
  2. Após clicar nele, você será levado para a página onde pode escolher criar um story a partir de uma mídia da galeria (clicando em “Fotos” você pode selecionar outras pastas do seu armazenamento) ou criar um com a sua câmera, clicando no primeiro quadrado;
  3. No canto esquerdo é possível alternar entre os modos do story que você quer criar, enquanto na parte de baixo tem os filtros de imagem;criando um story
  4. Uma vez gravado, você pode adicionar textos, elementos como tags localização, músicas e efeitos;
  5. Por fim é só compartilhar nos seus stories e enviar para amigos próximos.finalizando

Para aprender mais sobre as ferramentas é bom passar um tempo testando cada uma delas, ou pelo menos as principais!

Como criar um bom Story

Você pode até ter aprendido a criar um story e compartilhar no seu perfil, mas tem muito mais coisa por trás dele do que uma simples captura com umas edições em cima.

O story é uma ferramenta poderosa que entre outras coisas pode aumentar o engajamento da sua página, mas você precisa usá-lo de maneira certa.

Usando stickers

Os stickers são o principal meio de interação de um story. Com ele você pode adicionar perguntas, marcar pessoas, colocar gifs, fazer enquetes, adicionar testes, links e várias outras coisas que vão chamar a atenção dos seus seguidores.

Em especial, os stickers de links, que substituíram o “arrasta para cima”, podem ser usados para indicar material sobre o que você está falando ou até para levar seus seguidores para uma loja online, na tentativa de realizar uma venda.

Usar fontes externas

Claro, por melhor que sejam as ferramentas do Instagram, você pode optar por serviços para criar as imagens e vídeos que você vai usar, adicionando os elementos interativos na própria plataforma na hora de compartilhar.

canva

Uma boa ferramenta para isso é o Canva, que já disponibiliza diversos templates gratuitos e pagos completamente editáveis que você pode simplesmente ajustar à sua necessidade.

imagem para os stories no canva

Deixe a imaginação correr solta

Os stories do Instagram tem que ser interessantes. Crie postagens sendo a sua cara, aquelas que vão cativar seu público, usando todas as ferramentas à sua disposição e muita criatividade. Mesmo assim, evite encher seu story de elementos que não sejam necessários.

Montando uma estratégia vencedora para os Stories do seu Instagram

Para criar stories de primeira e obter resultados, só saber criar imagens e vídeos não é o suficiente. Você tem que criar stories bem planejados, seguindo uma estratégia que funcione para você.

Seja seu objetivo aumentar o número de seguidores, divulgar uma marca ou vender um produto/serviço, é necessário estudar bem o seu público e o seu perfil do Instagram, para montar um plano perfeito para os seus stories.

Horários de postar

Fique de olho nos horários quando os seus seguidores estão mais ativos e compartilhe seus stories pelo menos uma ou duas horas antes.

Bons horários para fazer esses compartilhamentos são a partir das 8h, a partir das 12h e a partir das 20h.

Organizar seus stories para serem publicados em um período de até duas horas após os horários mencionados pode aumentar as chances das pessoas os verem. Mas é claro que isso pode variar conforme o seu público.

Postagens consistentes

Quando achar um bom horário para postar, tente sempre criar mais stories nesses mesmos horários, assim as pessoas podem criar o hábito de seguir seu conteúdo.

É bom lembrar também que eles somem depois de um dia, então se você não continuar postando as pessoas não vão ter nada para ver no seu perfil.

Definir um limite mínimo de stories por dia pode te ajudar a se organizar. Algo em torno de 6 ou 7 pode ser o suficiente, embora tenha gente que compartilhe muito mais que isso.

Fique de olho nas estatísticas do seu Instagram

A rede social disponibiliza diversas ferramentas para você ficar de olho no desempenho do seu perfil e postagens.

Você pode conferir as principais métricas da sua conta, como os horários em que seus usuários estão mais ativos, abrindo seu perfil no Instagram, clicando nos três traços no canto superior direito e depois em “Obter insights”.

insights

Também é possível ver as análises de um story específico clicando no ícone no canto inferior esquerdo dele. Lá você vê quantas pessoas já viram o story, interagiram com ele e te seguiram após assisti-lo, entre outras coisas.

Após conferir todas essas informações, fica relativamente mais fácil montar uma estratégia personalizada para o seu perfil.

Como fazer uma colagem nos Stories do Instagram?

Na hora de criar um story você tem várias opções. Para criar uma colagem é só clicar no ícone layouts, no canto esquerdo da tela, e escolher o número de imagens que farão parte da sua composição. Você pode preencher os quadros com imagens da galeria ou tirar fotos na hora, com a câmera.

Fontes: wikiHow, Buffer, Hootsuite, Instagram

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Apaixonado por tecnologia e comunicação, sou formado em Letras - Inglês e trabalho como redator de blogs desde 2021. Tenho experiência em criar conteúdo para o público online e em transformar assuntos complexos em textos claros e acessíveis.