Será verdade? YouTube anuncia que Shorts tem um número de visualizações perto do TikTok

Quando se trata de conteúdo para as redes sociais, a originalidade é a chave para prosperar, mas parece que isso não se aplica às redes sociais. O YouTube acabou de anunciar que sua “cópia do TikTok, como muitos chamam, o YouTube Shorts, tem 1,5 bilhão de visualizações mensais.

publicidade
YouTube Shorts é um grande sucesso
YouTube Shorts é um grande sucesso (Imagem: CardMapr.nl on Unsplash)

Mercado de vídeos curtos

A plataforma foi lançada em 2020, quando o YouTube tentou entrar no mesmo mercado de vídeos curtos do TikTok, que estava tendo um sucesso tremendo. Embora bastante criticada na época, parece que a aposta da empresa deu certo.

O TikTok popularizou a modalidade. Com uma pegada diferente das outras redes sociais, o aplicativo dominou o mercado e hoje pessoas de diversas faixas etárias postam os mais variados tipos de conteúdo.

publicidade

Se os números apresentados pelo YouTube são verdadeiros, não sabemos ao certo, mas consideraram apenas perfis logados na plataforma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O sucesso do TikTok foi tanto que não só o a plataforma de vídeos do Google, mas outras plataformas começaram a investir bastante neste formato. Até uma rede social voltada para o mercado profissional surgiu com esse formato, A Peixe 30.

Ainda neste assunto, o Instagram anunciou, ainda no início deste ano, que estaria focado em conteúdo audiovisual e que sua plataforma não se resumiria apenas a imagens.

publicidade

YouTube Shorts é um tremendo sucesso

Caso o número divulgado pelo YouTube seja real (com pessoas reais logadas), isso mostra que a plataforma de vídeos curtos é um sucesso. Alguns especialistas até afirmam que o número real de usuários mensais deve ser bem maior, já que os registros divulgados na plataforma tem a restrição de cadastro e login, esquecendo os anônimos.

O sucesso da rede social, segundo muitos, se deve em parte ao apoio que recebe da própria empresa, principalmente porque os criadores de conteúdo da maior plataforma de compartilhamento do mundo também passaram a utilizar o Shorts com frequência.

Outro fato importante a se considerar é que passar do YouTube para o Shorts requer apenas um clique e o próprio YouTube já introduz conteúdo de lá para os seus usuários.

Mesmo assim, a plataforma vem recebendo bastante atenção da empresa. No ano passado, o incentivo foi de US $100 milhões para pagar seus criadores em valores de até US $10 mil por mês, a depender da popularidade do conteúdo criado.

publicidade

Assim como nos vídeos da plataforma mãe, a remuneração era calculada conforme o engajamento e localização dos espectadores.

Isso forçou os youtubers a repensar sua maneira de fazer conteúdo, já que os vídeos pensados para o YouTube, que geralmente tem cerca de 20 a 30 minutos, não se adequavam facilmente ao formato da nova plataforma.

E você? O que acha do sucesso do YouTube Shorts? Deixe seu comentário aí em baixo!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar