Apple Music, iCloud e Apple TV+ enfrentam pane e ficam fora do ar

Na segunda-feira (dia 21 de março) vários serviços da Apple estavam totalmente fora do ar em todo o mundo. Veja detalhes!

Vários serviços da Apple apresentaram oscilações e chegaram a ficar totalmente fora do ar em todo o mundo. Ao tentar examinar o status dos aplicativos. O problema começou na segunda-feira. Ao tentar acessar o site da empresa a partir das 13h30, horário de Brasília, usuários receberam o aviso “é provável que os usuários estejam enfrentando problemas intermitentes“. Para usuários do iCloud, outro problema de aviso de DNS foi mostrado.

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Apple está entre as empresas que deixaram a Rússia (Imagem: Laurenz Heymann/Unsplash)

Segundo a mídia internacional, a instabilidade afetou até mesmo alguns funcionários da Apple Store, que precisaram dar continuidade aos seus afazeres manualmente.

Apple: funcionários continuaram trabalhando mesmo assim

De acordo com relatos da imprensa internacional, o problema foi tão extenso que chegou a afetar funcionários da Apple Store, que, sem outra alternativa, foram obrigados a fazer suas funções manualmente.

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E o problema afetou até o Brasil.

https://twitter.com/iPhoneStore3/status/1505954526393774086?s=20&t=iMq5SLCisa8f7IQJxzO_PQ

Quais serviços foram afetados?

Vários serviços da Apple ficaram fora do ar simultaneamente, mas acabaram voltando ao ar horas depois. Na página de Status do sistema da empresa é possível ver que todos os serviços estão agora funcionando corretamente, mas nos que apresentaram falhas está adicionado o status de “Falha resolvida”.

Serviços da Apple estavam totalmente fora do ar

Serviços da Apple estavam totalmente fora do ar (Imagem: Reprodução / Apple)

Esta é a lista completa, segunda a própria Apple, de tudo que apresentou falhas na segunda-feira:

  • App Store;
  • Apple Arcade;
  • Apple Music;
  • Apple TV+;
  • AppleCare no dispositivo;
  • Apps Web do iCloud (iCloud.com)
  • Busca do Mapas;
  • Calendário do iCloud;
  • Buscar;
  • Chaves do iCloud;
  • Conta do iCloud e iniciar sessão;
  • Exibição do Mapas;
  • iCloud Drive;
  • iTunes Store;
  • Mail do iCloud;
  • Rotas e navegação do Mapas;
  • Rádio;
  • Tráfego do Mapas.

Mas na imagem mostrada anteriormente dá para ver que houveram mais alguns serviços “problemáticos”.

Relatos de clientes indicam que o acesso aos serviços da Apple foi progressivamente restaurado e as instabilidades que alguns clientes estão enfrentando são atualmente limitadas — e não amplas, como era o caso anteriormente.

Mais do que Apps e lojas

A empresa estava respondendo às pessoas impactadas através do Twitter, mas a causa das interrupções era desconhecida. A equipe da Apple também estava enfrentando problemas e a interrupção causou atrasos nos reparos e coletas de produtos, além de limitar o acesso dos funcionários a sites internos.

A interrupção, de acordo com a Apple, foi causada pelo sistema de nomes de domínio, ou DNS, que é um catálogo de endereços da Internet que permite que os computadores combinem os nomes dos sites com o servidor correto.

Problemas com DNS provocaram interrupções significativas em plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram no ano passado, além de derrubar sites de companhias aéreas e bancos por muitas horas.

E vocês? Perceberam algum problema para acessar as ferramentas do ecossistema da Apple? Compartilhem a sua experiência nas nossas redes sociais e também no campo de comentários.

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Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.