Siga o “mestre”: YouTube copia TikTok (outra vez) em mais uma característica da rede chinesa

YouTube Shorts copia TikTok novamente e passa a marcar seus vídeos para que todo mundo saiba de onde ele veio!

Não satisfeito em copiar apenas a maneira de fazer conteúdo do TikTok, o YouTube decidiu adotar mais um aspecto da rival e agora vai marcar seus vídeos do YouTube Shorts, assim todo mundo vai saber de onde ele veio.

publicidade
marcar seus vídeos

YouTube Shorts copia TikTok e passa a colocar marca d’água em seus vídeos! (Imagem: Reprodução)

YouTube decide marcar seus vídeos

A medida é direcionada principalmente para criadores de conteúdo que compartilham vídeos criados na plataforma em outras redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook.

A informação foi dada pela própria equipe do YouTube em um post na página de suporte do Google destinada a novos recursos e atualizações do Shorts.

“Adicionamos uma marca d’água aos Shorts que você baixa para que seus espectadores vejam que o conteúdo que você está compartilhando em outras plataformas pode ser encontrado no YouTube Shorts”, disse Sarah, integrante da equipe do YouTube e autora da postagem.

publicidade

Obviamente, a empresa não está pedindo para você parar de compartilhar os seus vídeos em outras plataformas, ela só está deixando claro que a partir de agora, quando o fizer, as pessoas poderão ver de onde o vídeo veio, igual ao que acontece há anos no TikTok.

Nova ferramenta causa controvérsias

Para os criadores, essa nova restrição por parte da plataforma é uma faca de dois gumes.

Se por um lado ela vai dificultar a vida de quem copia conteúdos e depois compartilha como sendo seu, por outro vai afetar a produção dos do conteúdo.

Agora, terão que ser feitos em aplicativos de terceiros, para não aparecer com a marca d’água em outras redes sociais.

Caso você pense que ser o dono do conteúdo não traz problema nenhum em postar vídeos com a marca d’água, é bom lembrar que a Meta já deixou claro que seu algoritmo dá prioridade ao conteúdo original das suas plataformas. Isso diminui o alcance de vídeos marcados por outras redes sociais.

Essa foi uma medida adotada pela empresa para diminuir a influência, principalmente, dos vídeos do TikTok no Instagram. Porém, assim que os vídeos do Shorts aparecerem com a marca d’água do YouTube é provável que o algoritmo do seja atualizado.

Quando a nova medida vai ser aplicada?

Segundo Sarah, a medida deve entrar em vigor para o desktop nas próximas semanas, já na versão mobile ainda deve demorar alguns meses.

A boa notícia é que, assim como no TikTok, não deve demorar muito para aparecerem aplicativos especializados em baixar os vídeos do YouTube Shorts sem marca d’água, assim como acontece na rede chinesa.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.