Sinal de vida? NASA encontra objetos semelhantes a flores em Marte

O planeta Marte é atualmente conhecido como um dos planetas que guardam um milhão de mistérios. Este planeta também é reivindicado por ter um passado como o da Terra. 

publicidade
NASA encontra belos objetos semelhantes a flores no planeta Marte
“Flor” no Planeta Marte (Imagem: Divulgação | Nasa)

Sem dúvida, uma variedade de objetos únicos são frequentemente encontrados, como pedras que se assemelham a flores.

O robô Curiosity Rover da NASA, que agora está no Planeta Vermelho, acaba de descobrir uma interessante formação rochosa na forma de uma flor.

publicidade

Planeta Marte tem rochas em formato de flor

Este pequeno objeto foi capturado pela câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do Curiosity localizada na extremidade de seu braço robótico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

“Pare e cheire a “flor” de Marte. Em 24 de fevereiro de 2022, nosso rover @MarsCuriosity capturou uma imagem dessa rocha parecida com uma flor. Menor que uma moeda, esta e outras séries de descobertas estão dando aos cientistas uma visão do passado do planeta vermelho – comunicou a NASA através de seu Twitter oficial”.

publicidade

De acordo com a NASA, o Curiosity descobriu o objeto em seu 3396º dia em Marte, na sua missão de exploração no planeta enquanto estudava uma área chamada Greenheugh Frontment.

Naquela época, o robô explorador estava investigando rochas sedimentares na área e usando a câmera MAHLI para ver texturas nas rochas, bem como os instrumentos Mastcam e ChemCam, para entenderem mais sobre a composição dessas rochas.

Além de fotografar as impressionantes formas rochosas, o Curiosity também formou um mosaico com as quatro imagens que cobririam alguns dos depósitos de rocha e areia mais distantes.

Do que é formado a flor do planeta Marte?

Quanto a essa rocha em forma de flor, segundo a NASA, ela não é formada por nenhum processo orgânico – mas sim por depósitos de minerais que circulavam dentro de um rio quando ainda existia água no planeta.

publicidade

Marte é agora um planeta seco, com quase nenhuma água ou líquido em sua superfície. 

Mas, milhões de anos atrás, foi decoberto que havia água abundante que fluiu para o rio e criou as formações que ainda existem hoje.

A NASA descreve a flor, também conhecida como a rocha em forma de flor, juntamente com o artefato de paralelepípedos visto à direita da imagem, criado no passado distante, quando minerais transportados pela água cimentaram a rocha.

“A curiosidade no passado descobriu uma grande variedade de pequenas características semelhantes que se formam quando o fluido mineralizado viaja através de canais na rocha. Esta imagem do recurso ajuda os cientistas a entender mais sobre a longa história da água líquida na Cratera Gale”, disse a NASA.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar