Adaptando a realidade do seu bolso: Bolsonaro reduz impostos sobre videogames e acessórios

Se você faz parte do público gamer, ou trabalha no mercado de jogos eletrônicos, essa é uma boa notícia para você. Através de suas redes sociais, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou que vai reduzir os impostos no setor.

Jogos do Xbox podem ter propaganda em breve
(Imagem: Pixabay)

Presidente está do lado dos gamers?

Segundo o chefe do executivo, a partir do primeiro dia do mês de julho, a alíquota para importação dos produtos nos setores de jogos digitais, consoles e dispositivos relacionados, vai cair de 16% para 12%.

Ao mesmo tempo, videogames com tela incorporada, independente de serem portáteis ou não, terão suas taxas zeradas.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz cortes de impostos para o mercado de jogos e outros no país. Em agosto do ano passado o presidente havia reduzido as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 30% para 20%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Na época, ele comentou que a medida era necessária para incentivar o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no país. Segundo ele, tal medida faria com que o Brasil se posicionasse melhor num dos ramos com maior potencial no mundo.

A primeira redução, do atual governo, sobre o IPI para jogos foi feita em agosto de 2019. No período, as alíquotas variavam de 20% a 50% a depender do produto importado. Após a medida, as taxas caíram para 16% a 40%.

Bolsonaro anunciou que vai reduzir impostos no mercado de jogos

O anúncio foi feito através do perfil oficial do presidente no Twitter, por uma sequência de postagens onde ele comenta que o seu governo vem desde 2019 em uma campanha de redução de impostos sobre importação que engloba produtos diversificados.

 

Só uma jogada política?

O anúncio vem em uma época onde os aliados de Bolsonaro estão extremamente preocupados com a alta inflação e como isso pode afetar as eleições, que já estão na porta.

Esta pode ser muito bem uma tentativa de contrapor o discurso do seu maior rival político, e adversário petista Luiz Inácio Lula da Silva, que vem atacando o atual presidente com críticas voltadas para o alto custo dos produtos sob seu mandato.

No papel, estas reduções são vantagens para o consumidor final, mas também para os revendedores que fazem a importação. Na prática, o consumidor provavelmente não verá diferenças significativas nos preços, se é que vão ver alguma, detalhe apontado por algumas pessoas que comentaram na postagem do presidente.

O que você acha sobre essa redução de impostos que Bolsonaro anunciou? Comenta aí se você acredita que o consumidor vai se beneficiar com a medida!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web.
Formado em Letras – Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.

Veja mais ›
Fechar