Tesla promove AI Day e Optimus, mas o robô humanoide não é como o esperado

Mariana Souza

3 de outubro de 2022

Durante o AI Day 2022, evento da Tesla que promove as novidades em tecnologia que está sendo desenvolvida pela marca, Elon Musk apresentou o protótipo do robô humanoide Optimus.

publicidade
Novo robô de Elon Musk vai valer mais que a Tesla

Novo robô de Elon Musk vai valer mais que a Tesla. Imagem: divulgação/Tesla

Optimus: softwares e sensores nem tão “novos” assim

Durante o evento AI Day deste ano, Elon Musk apresentou o robô humanoide chamado Optimus, uma das apostas mais promissoras da Tesla e que vem dando spoiler sobre o assunto há tempos.

Entretanto, mostrou-se também que a novidade traz softwares e sensores de Inteligência Artificial com recursos de piloto automático bem próximos aos dos carros da empresa.

Musk ainda afirmou que o protótipo pode fazer “muito mais do que foi mostrado ao vivo” e foi no evento que o robô operou sem “corda” (sem controle de movimento por cabos) pela primeira vez.

publicidade

Além disso, claro que o empresário não deixou de elogiar sua companhia dizendo como a Tesla investe e constrói produtos de ponta e que o Optimus será provavelmente vendido por US$ 20 mil ou perto disso.

Ele ainda afirmou que a grande diferença do Optimus e de outros robôs humanoides é o seu produto ser feito para venda em larga escala, porém mantendo a qualidade.

O futuro aqui e agora parece que não

O intuito foi mostrar como o robô consegue fazer tarefas simples como andar demonstrado ao vivo e também outras funções como pegar caixas demonstração feita somente por vídeo —, além de outras simulações em software de cálculos físicos.

Em seguida, outro protótipo foi levado ao palco e Musk afirmou que se tratava de uma versão “muito próxima da produção”, com o corpo montado, porém um pouco disfuncional.

A unidade demonstrada ainda não estava pronta para andar. O Optimus apresentado foi desenvolvido nos últimos seis meses e afirmou-se que outros obstáculos serão ultrapassados nos “próximos meses, ou anos…”

O Optimus tem uma bateria de 2,3 kWh, funciona em um Tesla SoC e possui conectividade Wi-Fi e LTE.

Além disso, afirmou-se que há “design de inspiração biológica” projetado para que o robô se adapte a pegar objetos de diversos tamanhos.

O software Autopilot da Tesla também foi de seus carros para o robô reformulado para funcionar no novo “corpo”.

Musk afirmou:

“Será uma transformação fundamental para a civilização como a conhecemos”.

Claro que os fãs esperavam respostas mais profundas, já que o empresário mencionou diversas vezes que o Optimus seria o grande produto da Tesla.

Não se sabe quando o Tesla Bot será vendido nem se será —, mas Elon Musk parece gostar de desafios.

Com informação: The Verge.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza