The Sims 4: Rússia proíbe venda de novo pacote por motivo bizarro

A Maxis e a Eletronic Arts anunciaram que não pretendem lançar na Rússia o mais novo pacote de expansão para o jogo The Sims 4, chamado de “My Wedding Stories” (“Minhas Histórias de Casamento”, em inglês). O motivo? As desenvolvedoras não querem problemas com as leis homofóbicas do país.

publicidade

Leia mais: The Sims 4: Tudo sobre o pacote Minhas Histórias de Casamento

Em nota, no blog oficial da empresa, eles alegam não lançar o DLC devido à inclusão de duas personagens, intitulada Dominique e Camille, onde cujo amor não conhece limites.

The Sims 4: Rússia proíbe venda de novo pacote por motivo bizarro
Imagem: Divulgação
publicidade

Assim, a desenvolvedora teve que fazer uma escolha de impacto financeiro: não oferecer o produto em um grande mercado consumidor de jogos para PC; ou alterar a narrativa para excluir a história de casamento entre as personagens. Eles escolheram o primeiro.

“Conforme seguíamos com o processo de desenvolvimento e narrativa, compreendemos que a maneira com que queríamos contar a história de Cam e Dom não seria livremente compartilhada no mundo todo. (…) Contar histórias, qualquer história, é o que mais importa no The Sims™. Excluir a história de Cam e Dom iria contra os valores em que acreditamos. Temos um compromisso com a liberdade de ser quem quisermos ser, amar quem quisermos amar e contar as histórias que quisermos contar”.

Leia também: The Sims 4: Lista com tudo o que veio no Kit Moda Bloco de Carnaval

Lei russa impede venda de jogos como DLC do The Sims 4

A lei aprovada em 2013, ganhou rapidamente o apelido de “lei russa de propaganda gay” que vincula qualquer mídia que contenha homossexualidade como propaganda. A lei visaria “proteger as crianças de informações que defendam a negação dos valores familiares tradicionais”. 

publicidade

Além de ter que passar por alterações, o jogo ainda seria classificado como indicado somente para pessoas com mais de 18 anos — o que, inclusive, prejudicaria as vendas da expansão.

O jogo base The Sims 4 e seus vários pacotes de expansão já permitem e contêm relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo e são vendidos na Rússia com classificação para maiores de 18 anos.

Quando perguntada se a EA teria que mudar seus materiais de marketing ou o conteúdo do próprio jogo para não infringir a lei, Tara Moore, diretora global de comunicações integradas, disse que não havia mais informações para compartilhar sobre a decisão.

A reação às notícias entre os fãs da franquia foi mista. Alguns elogiaram a EA por não comprometer sua visão, enquanto outros ficaram tristes que os jogadores russos, especialmente aqueles que poderiam não ser capazes de expressar sua estranheza, terão que ficar sem.

publicidade
The Sims 4: Rússia proíbe venda de novo pacote por motivo bizarro
Imagem: Divulgação

The Sims 4: Histórias de Casamento

O The Sims 4: Histórias de Casamento é um novo pacote que expande os recursos de casamento existentes no jogo. Com ele, os usuários podem fazer um planejamento detalhado de um casamento, desde a escolha da decoração, passando pelas roupas, até o bolo da festa.

O pacote chega às lojas em 17 de fevereiro para PC (via Origin e Steam), PlayStation 4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. Um evento completo do pacote será revelado nesta sexta-feira (11), às 16h, por meio da Twitch ou YouTube.

Leia também: Nintendo Direct traz novidade incrível para Mário Kart 8; veja lançamentos

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar