The Sims 4: Rússia proíbe venda de novo pacote por motivo bizarro

Cecilia Parente

11 de fevereiro de 2022

A Maxis e a Eletronic Arts anunciaram que não pretendem lançar na Rússia o mais novo pacote de expansão para o jogo The Sims 4, chamado de “My Wedding Stories” (“Minhas Histórias de Casamento”, em inglês). O motivo? As desenvolvedoras não querem problemas com as leis homofóbicas do país.

publicidade

Leia mais: The Sims 4: Tudo sobre o pacote Minhas Histórias de Casamento

Em nota, no blog oficial da empresa, eles alegam não lançar o DLC devido à inclusão de duas personagens, intitulada Dominique e Camille, onde cujo amor não conhece limites.

The Sims 4: Rússia proíbe venda de novo pacote por motivo bizarro

Imagem: Divulgação

Assim, a desenvolvedora teve que fazer uma escolha de impacto financeiro: não oferecer o produto em um grande mercado consumidor de jogos para PC; ou alterar a narrativa para excluir a história de casamento entre as personagens. Eles escolheram o primeiro.

publicidade

“Conforme seguíamos com o processo de desenvolvimento e narrativa, compreendemos que a maneira com que queríamos contar a história de Cam e Dom não seria livremente compartilhada no mundo todo. (…) Contar histórias, qualquer história, é o que mais importa no The Sims™. Excluir a história de Cam e Dom iria contra os valores em que acreditamos. Temos um compromisso com a liberdade de ser quem quisermos ser, amar quem quisermos amar e contar as histórias que quisermos contar”.

Leia também: The Sims 4: Lista com tudo o que veio no Kit Moda Bloco de Carnaval

Lei russa impede venda de jogos como DLC do The Sims 4

A lei aprovada em 2013, ganhou rapidamente o apelido de “lei russa de propaganda gay” que vincula qualquer mídia que contenha homossexualidade como propaganda. A lei visaria “proteger as crianças de informações que defendam a negação dos valores familiares tradicionais”. 

Além de ter que passar por alterações, o jogo ainda seria classificado como indicado somente para pessoas com mais de 18 anos — o que, inclusive, prejudicaria as vendas da expansão.

O jogo base The Sims 4 e seus vários pacotes de expansão já permitem e contêm relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo e são vendidos na Rússia com classificação para maiores de 18 anos.

Quando perguntada se a EA teria que mudar seus materiais de marketing ou o conteúdo do próprio jogo para não infringir a lei, Tara Moore, diretora global de comunicações integradas, disse que não havia mais informações para compartilhar sobre a decisão.

A reação às notícias entre os fãs da franquia foi mista. Alguns elogiaram a EA por não comprometer sua visão, enquanto outros ficaram tristes que os jogadores russos, especialmente aqueles que poderiam não ser capazes de expressar sua estranheza, terão que ficar sem.

The Sims 4: Rússia proíbe venda de novo pacote por motivo bizarro

Imagem: Divulgação

The Sims 4: Histórias de Casamento

O The Sims 4: Histórias de Casamento é um novo pacote que expande os recursos de casamento existentes no jogo. Com ele, os usuários podem fazer um planejamento detalhado de um casamento, desde a escolha da decoração, passando pelas roupas, até o bolo da festa.

O pacote chega às lojas em 17 de fevereiro para PC (via Origin e Steam), PlayStation 4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. Um evento completo do pacote será revelado nesta sexta-feira (11), às 16h, por meio da Twitch ou YouTube.

Leia também: Nintendo Direct traz novidade incrível para Mário Kart 8; veja lançamentos

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.