Treta entre gigantes: Microsoft acusa Sony de atrapalhar lançamento de jogos no Xbox Game Pass

Hugo Cruz

11 de agosto de 2022

O mercado de jogos é bastante competitivo e na maioria das vezes quem tem um serviço mais completo é quem domina a indústria. Pelo menos é o que a Microsoft afirmou ao acusar a Sony de estar bloqueando o lançamento de jogos no serviço de assinatura do Xbox.

publicidade
bloqueando o lançamento de jogos no Xbox

Microsoft acusa Sony de tentar bloquear jogos no Game Pass (Imagem: Reprodução / Xbox)

Microsoft envia documento à CADE

O caso ganhou os noticiários após a chegada de um documento no Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil (CADE). Nele, a Sony Interactive Entertainment é acusada de pagar desenvolvedores para impedir que os jogos desenvolvidos chegassem ao Xbox Game Pass.

O objetivo da Sony seria fazer com que o Game Pass parasse de crescer. Ao que parece a empresa estaria com inveja do sucesso da concorrente e se sentindo ameaçada.

A Sony não quer que serviços por assinatura atraentes ameacem sua dominância no mercado de distribuição digital de jogos de console. Em outras palavras, a Sony se insurge contra a introdução de novos modelos de monetização capazes de desafiar seu modelo de negócios“, diz o documento.

publicidade

Sony é acusada de estar bloqueando o lançamento de jogos no Xbox Game Pass e outros serviços

Em outro trecho, o documento ainda é mais específico e menciona que para desacelerar o crescimento da rival, a Sony estaria pagando por “direitos de bloqueio”, impedindo que os desenvolvedores levassem seus títulos até seus concorrentes, não só o Xbox.

Essa acusação se refere à prática de algumas empresas de forçarem contratos de exclusividade, algo bem comum em várias indústrias.

Recentemente, o iFood foi acusado de algo parecido, onde a empresa de serviços de transporte estaria dominando o mercado ao firmar contratos de exclusividade com vários restaurantes.

Sony é a vilã da história?

O caso é mais complicado do que parece, embora realmente existam contratos de exclusividade, como já foi mencionado, essa é uma prática comum e, no fim das contas, pode simplesmente não ter nada a ver com as concorrentes.

Tem que se considerar que contratos envolvendo a publicação de jogos são extremamente complexos e quando adicionados serviços de assinatura, eles vão para outro nível.

É praticamente impossível satisfazer todos os desenvolvedores, publicadoras e empresas envolvidas.

A causa principal para essas acusações gira em torno da franquia de Call of Duty, da Activision Blizzard, que é agora  da Microsoft. Embora a Microsoft já tenha deixado claro de que os jogos dessa franquia vão continuar tendo suporte para o PlayStation.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.