Twitter anuncia medida radical contra quem copiar tweets

Um anúncio feito pelo Twitter nesta semana sugere que a plataforma está ativamente combatendo a disseminação de spam e conteúdo duplicado. Segundo o que foi dito, o a rede social vai passar a punir tweets que copiam texto ou mídia de outras postagens

publicidade
Twitter vai punir
Nova medida do Twitter promete reduzir a propagação de spam e fake news (Imagem: Gerd Altmann / Pixabay )

A punição virá na forma de redução de alcance e tem como princípio fundamental ajudar os usuários a encontrar informações autênticas e confiáveis na plataforma – embora não tenha como garantir essa última. A medida faz parte da campanha adotada pela plataforma para promover um “discurso público saudável”.

Novas regras na plataforma

A postagem foi feita diretamente na página de ajuda do Twitter e faz referência ao que eles chamam de “Copypasta”, que nada mais é do que a disseminação em massa de uma informação por vários usuários. 

publicidade

Para colocar em um contexto mais familiar para o público brasileiro, basta assimilá-los às infames fake news. Obviamente nem todo conteúdo espalhado dessa maneira é uma informação falsa, mas sem dúvida alguma essa é a estratégia preferida de quem as propaga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Embora seja uma tática para propagar uma mensagem que pode ter vários propósitos, a prática pode ser perturbadora para a experiência das pessoas no Twitter“, escreveu a empresa.

Ainda segundo a empresa, outro efeito negativo da duplicação de conteúdo é o fato de que muitas vezes a ação acarreta na supressão de outras informações sobre aquele conteúdo em específico, chegando até a fazer uma manipulação da verdade em casos extremos.

publicidade

Essa também é a estratégia utilizada por bots e spammers, já que segundo a empresa esses tipo de conteúdo duplicado tem como objetivo amplificar de forma artificial o alcance de determinada mensagem. 

Como o Twitter vai punir o conteúdo duplicado

A partir de agora, o Twitter vai identificar essas duplicatas e reduzir o seu alcance. A prática, entretanto, não vai resultar na remoção das postagens ou até mesmo na penalização da conta. Segundo a empresa, a medida vai fazer uma análise profunda dos tweets e assim que algum for marcado como “copypasta” seu alcance será imediatamente reduzido através de um algoritmo.

Isso fará com eles parem de aparecer em buscas, trends e perfis de pessoas que não seguem o perfil que fez o post. Mas a empresa avisa que no caso de detecção de bots, as contas serão imediatamente suspensas ou até mesmo removidas.

Vale lembrar que conteúdos editados, onde o autor da publicação copia o conteúdo, mas faz seus próprios comentários dando uma característica nova à postagem, não serão marcados como “copypasta”.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar