Twitter contra-ataca para frustrar Elon Musk

Como defesa, o Twitter adota medida de “pílula venenosa” que pode frustrar oferta de Elon Musk. Entenda como funciona o método de proteção contra o bilionário. A ação iniciativa não é comum, mas muito utilizada na “blindagem” de empresas que estão sofrendo tentativas de aquisição hostil

publicidade
Elon Musk faz nova oferta e agora quer comprar o Twitter
Elon Musk faz nova oferta e agora quer comprar o Twitter. (Imagem: Flickr)

Estratégia da pílula venenosa protege empresas contra aquisições hostis

A ação defensiva restringe os direitos dos acionistas, mas só pode ser aplicada por um tempo determinado. De forma resumida, a “pílula venenosa” permite aos acionistas — menos o que está tentando a aquisição hostil — comprarem novas ações para si, por um preço mais baixo para “tirar força” das ações de Elon Musk. 

O dispositivo ainda não está ativo, mas conforme revelado pela empresa na sexta-feira (15), ficará no caso de o bilionário adquirir mais do que 15% das ações do Twitter.

publicidade

Atualmente, Elon Musk está com 9% das ações do microblog, mas demonstra muita agressividade no movimento de aquisição hostil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O empresário declarou ter interesse em comprar 100% das ações do Twitter por 43 bilhões de dólares. A ameaça foi: caso o conselho não levasse a oferta em consideração, Elon faria ofertas diretamente aos acionistas em particular — movimentação típica de aquisições hostis.

O Twitter, em seu comunicado liberado na última sexta, foi claro ao explicar as motivações que levaram a adoção da estratégia da pílula venenosa:

publicidade

“O Plano de Direitos reduzirá a probabilidade de que qualquer entidade, pessoa ou grupo ganhe o controle do Twitter através de acumulação de ações do mercado aberto, sem pagar a todos os acionistas um prêmio de controle adequado ou sem fornecer ao Conselho tempo suficiente para fazer julgamentos e tomar ações que sejam do melhor interesse dos acionistas.”

Ironias são arma de Elon Musk para adquirir o Twitter

Através da própria rede social onde é dono de 9%, o empresário faz piadas irônicas sobre as futuras possibilidades de aquisições. Até enquetes perguntando aos seguidores que eles gostariam que Elon Musk fosse dono do Twitter já foi feito.

Na oferta bilionária para comprar 100% das ações, já estão inclusos “prêmios” substanciais acima do valor atual dos papéis.

Toda a situação complexa entre Twitter e Elon Musk já passou dos 10 dias de duração, referente ao momento em que o empresário abriu publicamente a compra de 9% da empresa.

publicidade

O seu comportamento, porém, chamou a atenção do conselho do Twitter de que, possivelmente, sua tentativa de tomar controle do microblog não teria fim – chegando ao ponto de tentar uma aquisição hostil da empresa.

O conselho do Twitter tenta se defender como pode, mas a história ainda não chegou ao fim.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar