Uber adota medida de segurança contra “caloteiros”

A Uber começou a semana anunciando mudanças na plataforma. O aplicativo será incrementado com o recurso “U-Selfie” que solicitará aos passageiros uma foto do próprio rosto antes de iniciar uma viagem. 

publicidade
Uber implementa medida de segurança em meios de pagamento
Uber implementa medida de segurança em meios de pagamento. (Imagem: Freepik)

No entanto, esta será uma exigência exclusiva para quem solicitar viagens e optar pelo pagamento em dinheiro. E também para aqueles usuários que não possuírem dados de cobrança digital registrados no aplicativo, como um cartão de crédito ou débito. 

A princípio, a funcionalidade foi implementada como um projeto piloto. A necessidade deste teste foi identificada após a Uber submeter os motoristas do aplicativo a pesquisas internas a respeito dos recursos de segurança. 

publicidade

Objetivo da selfie na Uber 

O clamor pela inclusão da selfie foi atendido com o objetivo de registrar a imagem da pessoa que fez o pedido de uma corrida para pagar no dinheiro. Esta foi a maneira encontrada, ainda que provisoriamente, de oferecer mais segurança aos motoristas do aplicativo diante da garantia de recebimento pelo serviço prestado. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hoje, o passageiro que solicita uma corrida e, por alguma razão não consegue efetuar o pagamento, tem a possibilidade de pagar o valor na próxima viagem. Esta possibilidade está condicionada à decisão do motorista, considerando que é ele quem deve fazer o registro do pagamento ao concluir uma viagem. 

Entretanto, muitos motoristas se sentem desvalorizados com essa alternativa e não concordam em receber depois. Este posicionamento está relacionado ao fato de que, por vezes, nota-se que muitos passageiros se aproveitam desta oportunidade e agem de má fé para obter o serviço e se esquivar do pagamento. 

publicidade

É importante explicar que a selfie registrada pelo passageiro não chegará ao conhecimento do motorista, sendo armazenada somente no banco de dados central da Uber. A imagem possibilitará consultas posteriores de autoridade se necessário. 

De acordo com a gerente de Operações para Segurança da Uber, Araceli Almeida, esta é apenas mais uma maneira de oferecer conforto e proteção nas viagens feitas pela plataforma: “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo”. 

Neste sentido, a selfie será implementada como uma camada adicional de verificação do CPF dos usuários, método que já é realizado há anos para complementar a verificação dos documentos. Todas as funcionalidades visam a tranquilidade de ambas as partes.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar