Um surpreendente mistério em Marte e você pode ajudar a NASA a desvendar o segredo

A NASA, agência espacial norte-americana, está em busca de mentes curiosas que tenham a sagacidade necessária para desvendar um mistério em Marte. Mesmo após anos de estudo, o famoso planeta vermelho esconde façanhas intrigantes. 

publicidade
Um mistério Marte, e você pode ajudar a NASA a desvendar
Um mistério Marte, e você pode ajudar a NASA a desvendar. (Imagem: Planet Volumes/Unsplash)

Essa participação ocorrerá através de um novo projeto da NASA que convida os interessados a trabalhar junto aos cientistas da agência obtendo novas respostas sobre o espaço e, especificamente, Marte. 

O foco da pesquisa é obter a resposta para a seguinte pergunta: “Por que a densidade da atmosfera em Marte equivale somente 1% em relação à da Terra?”

publicidade

Há anos essa questão intriga os cientistas, considerando que as evidências indicam uma atmosfera extremamente espessa em Marte. Tanto tempo sem resposta tem gerado apenas frustrações. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Na oportunidade, a NASA declarou ao Digitaltrends que a pressão do ar é extremamente baixa, de modo que a rara água líquida lá encontrada, evapora com facilidade da superfície do planeta vermelho para a atmosfera. 

Embora seja um cenário praticamente impossível de se imaginar agora, há bilhões de anos, lagos e rios eram extremamente comuns de se ver em Marte.

publicidade

Essa realidade sugere que a atmosfera da época, provavelmente era mais espessa e parecida com a da Terra. 

O supervisor das missões em Marte, Marek Slipski, destacou uma parte essencial deste estudo. Nas pesquisas que se iniciarão com a ajuda de estudiosos amadores, será feita uma tentativa de descoberta capaz de desencadear a formação das nuvens marcianas, principalmente nuvens de gelo e água. 

Essas descobertas podem apresentar o nível que o vapor da água consegue atingir na atmosfera de Marte, e até em quais estações.

Entretanto, é importante explicar que a ajuda à NASA não envolve nada mirabolante, como a apresentação de teorias científicas detalhadas sobre o tema, embora sejam bem-vindas. 

publicidade

Os cientistas da NASA desejam apenas uma parceria no projeto Cloudspotting on Mars, e a análise de dados que possam identificar nuvens marcianas. 

O que a NASA espera desta pesquisa sobre Marte

Os participantes do projeto sobre Marte deverão destacar os arcos que possibilitarão aos cientistas uma determinação eficaz sobre a atmosfera marciana.

Identificar as nuvens precisamente, possibilitará a criação de mapas e onde são formadas, além de estabelecer do que são feitas e como se modificam no decorrer do tempo.

Para obter mais informações sobre o projeto e como se inscrever, basta acessar este site.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar