Em busca de oceanos espaciais: sonda Juno da NASA irá fazer sobrevoo perto a lua de Júpiter

Mariana Souza

23 de setembro de 2022

Juno, a sonda da NASA, irá sobrevoar a crosta gelada da lua Europa, sendo a lua de Júpiter. A água abaixo da superfície é o alvo definitivamente importante para o sobrevoo da tecnologia humana.

publicidade
Vídeo impressionante mostra real tamanho de Júpiter

Vídeo impressionante mostra real tamanho de Júpiter. (Imagem: Pixabay)

Juno: em mais de 20 anos, voo perto de lua gelada ocorrerá

No próximo dia 29 de setembro, a sonda Juno da NASA realizará o sobrevoo mais perto da lua gelada de Júpiter, Europa, após mais de 20 anos, enquanto outra missão leva a espaçonave para sondar o gelo em busca de água em forma líquida.

Os estudos mostram que Europa tem um oceano global sob uma crosta sólida de gelo, fazendo com que essa lua seja uma das mais intrigantes do sistema solar no que tange a procura de vida extraterrestre e possibilidade de colonização.

A lua de Júpiter também é uma das principais prioridades dos astrobiólogos e, mesmo que Juno não dê respostas sobre se há de fato vida fora da Terra, a sonda irá trazer mais detalhes sobre a crosta da lua.

publicidade

Espessura e bolsões subterrâneos de água líquida podem atingir a superfície e é por isso que estão enviando a Juno.

A chegada de Juno a Júpiter ocorreu em 2016 e a missão inicial ficou concentrada em estudar a atmosfera do planeta, desde as alturas dos topos de nuvens marrom-avermelhadas até as profundezas das camadas de nuvens mais baixas.

Além de pesquisar também sobre outras informações sobre o gigante gasoso, como o campo magnético e a estrutura interior até o núcleo.

Após sucesso de Juno, estudo do gelo começou

Em 2021, a NASA concedeu a Juno uma extensão da missão para que a sonda pudesse estudar também as luas do planeta gasoso.

Em junho do mesmo ano, a espaçonave voou a 1.038 quilômetros da lua Ganimedes, a maior lua do sistema solar. Agora será a vez da lua Europa, com Juno pronta para sobrevoar a apenas 355 km acima da superfície.

A superfície inteira não será vista, apenas uma parte, mas isso não quer dizer que a sonda não tenha um bom campo de visão com suas câmeras.

A missão de Juno é considerada de reconhecimento para a próxima missão Europa Clipper da NASA.

Os cientistas esperam um dia poder perfurar a superfície do gelo da lua Europa e chegar no oceano subterrâneo. Estima-se que a crosta de gelo tenha mais de 30 km de profundidade, podendo ser mais fina em algumas regiões.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza