Veja como é o botão de edição ainda em desenvolvimento do Twitter

O botão de edição do Twitter tem sido tema central de várias discussões desde que a ideia da ferramenta foi gerada, mas finalmente, agora que Elon Musk, o homem mais rico do mundo, assumiu a empresa, o recurso está se tornando realidade. Confira aqui como deve funcionar a ferramenta.

publicidade
botão de edição do Twitter
Botão de edição (Imagem : Reprodução / @wongmjane via Twitter)

As informações vêm por parte de Jane Manchun Wong, cuja missão é descobrir recursos ocultos no código das empresas. Segundo o que ela mostra, o botão é bem simples: você pressiona o “Editar Tweet” no menu de contexto e pode editar um tweet.

Botão de edição do Twitter tem seus problemas

No momento, a ferramenta é limitada e você só terá 30 minutos para apertar esse botão após publicar um tweet. Ele abrirá uma janela com todo o seu conteúdo original à sua frente e você poderá publicar o que quiser, inclusive até deletar por completo o conteúdo do post.

publicidade

Um dos problemas relatados por Jane é a forma ineficiente como a função de edição trabalha com mídia (imagens, vídeos, etc.).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“A versão atual não lançada do Editar Tweet reenvia mídias (imagens, vídeos, GIFs etc.) em vez de reutilizá-las. um uso ineficiente da largura de banda e do poder de processamento de mídia também pode causar perdas. além disso, transforma meu vídeo em uma imagem (manuseio incorreto do tipo de mídia)

Funcionamento do botão

Em compensação, o novo recurso deve funcionar melhor do que se esperava, acabando com a preocupação de vários usuários. Uma das maiores críticas sobre o impacto da ferramenta era em relação à mutabilidade dos posts compartilhados e retuitados.

publicidade

Mas, pensando nisso, o recurso vem com duas ferramentas essenciais para manter a integridade do conteúdo em um tweet: a primeira é um pequeno botão na mesma linha onde ficam as informações de postagem (hora, data e plataforma de onde o post foi feito), o botão “Editado”, que mostra para quem vê o post que aquele conteúdo sofreu alterações; a segunda é uma mecânica de controle de versões do tweet em questão.

Ao clicar no botão “Editado”, o usuário é levado para o histórico de edição, onde são mostradas todas as versões daquele post, mas caso você esteja vendo a versão antiga do tweet, o botão que mostra que edições foram feitas muda e avisa que existem novas versões daquele conteúdo, “há uma nova versão deste Tweet”.

Na imagem no primeiro Tweet, “Como um Tweet editado se parece no Twitter Web App”, é possível ver o botão “Edited” ao visualizar uma edição de um Tweet. Já no segundo tweet, “Como é uma edição de Tweet antiga no Twitter Web App”, é possível ver o botão que informa que existem novas edições naquela postagem (“There’s a new version of this Tweet”).

Controle de versões

Num resumo geral, acredita-se que a nova ferramenta vai funcionar da seguinte maneira:

publicidade
  1. Um post é feito e originalmente seu conteúdo ganha o ID #1 no controle de versões (que não está presente ainda já que não existem edições feitas);
  2. Quando alguém compartilhar ou retuitar aquele post ela vai estar referenciando não só o post mas também ao ID da versão, nesse caso o #1;
  3. Caso aquele post seja editado, a edição ganha o ID #2 no controle de versões (criando o histórico de versões);
  4. Os retweets e compartilhamentos que foram feitos antes dessa edição continuam apontando para o tweet com o ID #1, mas agora passam a mostrar o botão “há uma nova versão deste tweet”.
  5. Compartilhamentos e retweets farão referência à versão da qual foram originados.

Dessa maneira, mesmo se você compartilha algo que foi postado no Twitter você tem a garantia de que seu compartilhamento estará linkado com aquele momento em específico e não com possíveis futuras edições no conteúdo.

É importante mencionar que a jovem não comentou sobre a questão das curtidas e se as versões compartilham curtidas entre si.

Mas e aí? O que você acha do novo botão de Editar Tweets?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar