Versão beta do Android 13 traz novidade surpreendente

Nesta terça-feira (26), a Google liberou oficialmente a primeira versão beta de seu sistema operacional móvel de última geração, o Android 13. A chegada desta versão está prevista para o mês de abril após a fase de pré-visualização do desenvolvedor.

publicidade
5 smartphones que fizeram sucesso no passado
(Imagem: Pixabay)

De acordo com um comunicado divulgado pelo Google, o Android 13 Beta 1 continua com foco em privacidade e segurança, além de novidades do sistema de notificação, seletor de fotos, ícones de aplicativos temáticos, suporte aprimorado a idiomas e muito mais.

Os desenvolvedores também destacaram que a primeira versão beta melhorou o acesso aos arquivos de mídia e também melhorou a API de áudio. Além disso, o Google menciona que o sistema operacional melhorou a estabilidade nesta versão.

publicidade

A segunda versão beta do Android 13 deve ser lançada no próximo mês, possivelmente durante a conferência anual Google I/O 2022, que já está agendada para os dias 11 e 12 de maio. A previsão da empresa é lançar o sistema a partir de julho deste ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Para participar do primeiro beta público da 13ª versão do pequeno robô, você precisa se registrar no Android Beta Program através do site oficial. Ative apenas os dispositivos da linha Pixel do Google.

Portanto, este teste não é publicado para modelos de fabricantes terceirizados, como Samsung e Motorola. Provavelmente o Google libera também avaliações para outros dispositivos em uma segunda versão beta no próximo mês.

publicidade

Google libera prévia do Android 13

O Google anunciou o lançamento da primeira prévia para desenvolvedores do Android 13. Segundo a empresa, o sistema operacional é basicamente focado em três pilares: segurança, privacidade e produtividade.

A novidade no Preview 1 é NEARBY_WIFI_DEVICES, um novo protocolo para software que gerencia conexões de Internet próximas. No sistema, a API Wi-Fi pode se conectar automaticamente a redes próximas sem solicitar permissão de localização do dispositivo.

Outra ferramenta é a API Photo Picker, que permite aos usuários selecionar arquivos de mídia que o aplicativo pode acessar. Usando esse recurso, você pode selecionar as fotos e vídeos que o aplicativo pode acessar um a um.

Em termos de identidade visual, o Android 13 terá ícones temáticos. Com base no design Material You, o Google libera configuração que fornece aos aplicativos um modelo de cores mais dinâmico que estende a coloração do papel de parede ao sistema operacional.

publicidade

Atualmente, a versão de desenvolvedor do Android 13 está disponível apenas para a série Pixel: Pixel 6 Pro, Pixel 6, Pixel 5a 5G, Pixel 5, Pixel 4a (5G), Pixel 4a, Pixel 4 XL e Pixel 4. Sem o tipo de modelo, você também pode usar a imagem do sistema de 64 bits com o Android Emulator no Android Studio.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar