Virou piada? Memes de Mark Zuckerberg sobre o metaverso criam saia justa com investidores

Hugo Cruz

31 de outubro de 2022

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, é conhecido por sua postura firme em relação ao metaverso. Sempre com a cabeça erguida, o CEO tem gasto bilhões da empresa para se manter a frente da tecnologia. Mas na última teleconferência de resultados trimestrais vimos uma postura bem diferente, quando Zuckerberg adotou uma postura defensiva após ficar numa saia justa devido a um meme.

publicidade
Memes sobre o metaverso colocam Mark Zuckerberg em saia justa com investidores - Imagem: 

Memes sobre o metaverso colocam Mark Zuckerberg em saia justa com investidores – Imagem: Reprodução / Road to VR via YouTube

Metaverso da Meta vira meme

Talvez seja uma resposta à forma como Zuckerberg força a ideia de metaverso, mas a empresa constantemente é alvo de críticas e piadas. Para completar isso, os números da empresa e seus investimentos não são dos melhores.

Um exemplo disso foram os dados recentes que mostraram que o Horizon Worlds, um dos principais projetos da empresa, está praticamente vazio, com um número de usuários bem abaixo o que a empresa esperava.

Também não podemos esquecer do Quest Pro, um headset de VR (Realidade Virtual) cheio de tecnologia que custa mil e quinhentos dólares, isso mesmo, mais de R$ 8 mil em conversão direta.

publicidade

Mas o meme da vez foi em relação a uma selfie que o CEO compartilhou em homenagem à expansão do  Horizon Worlds para a França e Espanha. Na ocasião, mês de agosto, Zuckerberg estava dentro do metaverso com uma representação da Torre Eiffel bem atrás.

Mas a imagem tinha uma resolução horrível, e deixava muito a desejar no quesito “realidade” da realidade virtual que ele tanto propõe. Obviamente a imagem virou um meme dos grandes, um pouco até cruel, talvez.

Imagem: Reprodução / Mark Zuckerberg via Facebook

Geralmente, memes são vistos apenas como memes, uma brincadeira quase inofensiva, mas para a Meta esse meme representa muito mais do que uma simples imagem compartilhada.

A empresa gastou uma pequena fortuna de mais de US$3,6 bilhões, só nesse trimestre, em sua divisão da Reality Labs, responsável por criar as soluções da empresa para os desafios envolvendo VR e AR (Realidade Aumentada).

Brincadeira deixa Zuckerberg em saia justa com investidores

Na última reunião com os acionistas, o CEO se viu obrigado a prestar esclarecimentos sobre o ocorrido, mencionando inclusive os gastos que estão sendo feitos na área.

Eu sei que, às vezes, quando lançamos produtos, há um meme em que as pessoas dizem: ‘Você gastou todo esse dinheiro pra fazer isso?!’, disse Zuckerberg. “Acho que essa não é realmente a maneira correta de pensar sobre isso.”

Ele então ressaltou que a empresa trabalha em um número de novos produtos e plataformas de forma inovadora, e que todo esse esforço vai colocar a Meta a frente da concorrência pelos próximos 5 a 10 anos, representando um progresso enorme, mesmo com todo o dinheiro gasto.

O mais interessante foi como ele se referiu aos produtos como o Horizon Worlds, descrevendo-os como “ainda” incompletos que estão sendo construídos de forma aberta.

As palavras escolhidas por Zuckerberg mais pareciam a de alguém que estava desesperadamente tentando vender uma ideia. Diferente do metaverso idealizado que ele tenta forçar em todo mundo.

Muitas pessoas podem discordar desse investimento”, disse ele. “Mas pelo que posso dizer, acho que isso será uma coisa muito importante, e acho que seria um erro não nos concentrarmos em nenhuma dessas áreas, que acho que serão fundamentalmente importantes para o futuro.

Mas pelo menos é bom ver que o CEO está finalmente disposto a aceitar as deficiências existentes no metaverso, e em suas tecnologias. Resta saber se essas “descobertas”, da parte dele, vão impactar o caminho pelo qual a empresa vem seguindo. Quem sabe podemos até ver opções mais acessíveis de hardware em breve?!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.