O que é VPN e como usar? É seguro?

Hoje em dia se proteger dos perigos na internet é uma obrigação básica. Os antivírus até ajudam com isso, mas às vezes você precisa de uma proteção maior enquanto você acessa seus sites preferidos. Aí nesse momento entram as famosas Virtual Private Network (VPN). Mas você sabe mesmo o que é uma VPN?

publicidade

Claro, você já deve ter ouvido falar delas Mas, você sabia que as VPNs originalmente foram criadas para conectar redes comerciais com o máximo de segurança possível, permitindo até que se acessassem tais redes diretamente de casa?

O que é VPN
O que é VPN? (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Leia também: Ciberataque contra a Caixa causa prejuízo milionário

publicidade

O que é VPN? É bom?

Basicamente, uma VPN é, hoje em dia, um serviço / ferramenta que cuida dos seus dados pessoais protegendo sua privacidade online. O objetivo principal desse tipo de rede, pelo menos em sua idealização, era permitir acesso seguro às redes privadas (uma rede de uma empresa, por exemplo) através de qualquer localidade.

Elas são serviços que fazem o encaminhamento seguro dos seus dados através de uma rede própria, criptografando esses dados. Isso faz com que sua conexão fique mais protegida.

Como funciona uma VPN?

Antes de mais nada, as VPNs usam processos de criptografia de dados que canalizam o tráfego da rede através de um “túnel”, que seria a rede privada virtual, entre seus dispositivos e um servidor VPN remoto. Ela oculta seu IP, já que todos os sites acessados, por exemplo, só conseguem detectar o IP do servidor VPN.

Além do seu IP, as VPNs podem ocultar seu histórico de navegação (as páginas acessadas por você ficam registradas no IP da sua VPN ao invés do seu dispositivo), sua localização (o IP é basicamente seu endereço na internet, se o seu IP não aparece ninguém sabe de onde você está acessando, a única localização que terão será a do servidor VPN) e seus dispositivos de forma geral.

publicidade

Como usar uma VPN?

O primeiro passo para se usar uma VPN é saber do que exatamente você precisa. Existem VPNs focadas em diferentes públicos. Algumas delas focam em melhorar a conexão para jogos online, o que diminui o terrível lag. Já outras VPNs são mais utilizadas para acessar serviços no exterior que têm restrições de IP, a exemplo de streamings de filmes e séries de outros países.

Após descobrir o motivo de você precisar de uma VPN, você terá que pesquisar um desses serviços que se adeque às suas necessidade. E existem muitos por aí.

A instalação e forma de utilização varia de cada empresa mas no geral elas mesmas mostram como utilizar o serviço de forma simples.

VPN é grátis?

É possível também utilizar VPNs gratuitas, se você não se importar com as inúmeras limitações que elas oferecem. Mas também existem serviços privados, onde é possível fazer uma assinatura e contar com um grande número de ferramentas.

publicidade

Leia também: Google Analytics representa risco à privacidade, diz regulador francês

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar