Google Analytics representa risco à privacidade, diz regulador francês

Hugo Cruz

13 de fevereiro de 2022

O Google Analytics, serviço de análise da web mais usado no mundo, corre o risco de dar aos serviços de inteligência dos Estados Unidos acesso a dados de usuários de sites franceses. Pelo menos é o que pensa a agência de vigilância francesa CNIL nesta quinta-feira (10).

Leia também: Google Chrome pode colocar fim aos bloqueadores de anúncios

Foto: Divulgação

O regulador de privacidade de dados – um dos mais vocais e influentes da Europa – disse que a gigante de tecnologia dos EUA não tomou medidas suficientes para garantir os direitos de privacidade de dados sob a regulamentação da União Europeia quando os dados foram transferidos entre a Europa e os Estados Unidos.

Essas (medidas) não são suficientes para excluir a acessibilidade desses dados aos serviços de inteligência dos EUA“, disse o regulador em comunicado. Existe, portanto, um risco para os usuários do site francês que usam este serviço e cujos dados são exportados“, completou.

Leia também: Google revela grande segredo sobre avalições no Google Maps

Declarações à cerca do assunto

A CNIL afirmou que o gerente do site francês utilizado para o teste tinha um mês para cumprir a regulamentação da União Europeia. E que, além disso, havia emitido ordens semelhantes a outros operadores de sites.

O Google não quis se manifestar sobre a decisão da CNIL. A empresa disse anteriormente que o “não rastreia pessoas pela Internet e que as organizações que usam essa ferramenta têm controle sobre os dados que coletam“.

Outras grandes empresas, incluindo o Facebook da Meta, pediram que um novo pacto transatlântico de transferência de dados seja rapidamente fechado devido aos riscos legais que representam.

A longo prazo, ou precisamos de proteções adequadas nos Estados Unidos, ou acabaremos com produtos separados para os EUA e a UE“, disse Schrems em reação à decisão do CNIL. Eu pessoalmente preferiria melhores proteções nos EUA, mas isso depende do legislador dos EUA – não de ninguém na Europa, completou.

Veja também: Samsung lança Galaxy A03 no Brasil com grande bateria e câmera de 48 MP

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.