Você pode melhorar a conexão Wi-Fi posicionando de forma correta o roteador; veja

O roteador Wi-Fi é o aparelho responsável por promover a conexão sem fio à internet. Este modelo cumpre a promessa de facilitar a vida das pessoas, embora os aparelhos sejam submetidos a instabilidades que podem causar transtornos aos internautas. 

publicidade
A localização do seu roteador Wi-Fi pode atrapalhar a conexão; Bit Magazine apresenta dicas para melhorar a internet
A localização do seu roteador Wi-Fi pode atrapalhar a conexão; Bit Magazine apresenta dicas para melhorar a internet. (Imagem: Freepik)

A realidade que poucos conhecem é que o roteador Wi-Fi pode estar posicionado no lugar errado. Pensando em te ajudar a otimizar ainda mais esta experiência, o Bit Magazine selecionou algumas dicas para você. Veja!

1. Mantenha o roteador Wi-Fi distante da luz do Sol

O roteador Wi-Fi não deve ficar exposto à luz do sol, muito menos a ondas de calor. Isso quer dizer que o melhor lugar para posicionar o aparelho é em algum ponto central em casa, normalmente onde a temperatura é mais fria. Assim, a conexão pode se espalhar de maneira uniforme em todas as direções.

publicidade

2. Escolha um ambiente ventilado para o roteador Wi-Fi

Mais do que manter o roteador Wi-Fi longe do calor, é preciso posicioná-lo em um ambiente ventilado. Apesar de poucos saberem, ao posicionar o aparelho em local isolado que inibe a circulação de ar a força da banda larga pode ser afetada. Mesmo em um dia com a temperatura normal, não é indicado obstruir a ventilação do roteador. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em entrevista ao The Sun, a especialista Catherine Hiley, pontuou como a ventilação é importante em todos os dispositivos. Portanto, certifique-se de que há espaço suficiente para o aparelho respirar. 

“Muitos de nós costumam colocar roteadores de banda larga perto de janelas ou escondidos em cantos.Mas se o seu dispositivo estiver quente ao toque, tente realocar o hub para algum lugar mais frio, com menos luz solar e mais ventilação”

publicidade

3. Desconecte aparelhos inativos do roteador Wi-Fi

Aparelhos conectados ao roteador Wi-Fi, mesmo que não estejam em uso, também podem adicionar tensão desnecessária à transmissão da banda larga. 

Dispositivos como o iPhone também são sensíveis ao calor. Durante uma exposição intensa ao sol, aparecerá uma notificação no aparelho impedindo o uso temporário até que o aparelho “esfrie”. A mesma regra pode ser utilizada para os roteadores Wi-Fi. A alternativa é tentar manter o uso mínimo. 

4. Cuidado com barreiras físicas

Paredes em excesso ou muito “largas” dificultam a transmissão do sinal Wi-Fi. As ondas que conectam o roteador aos dispositivos não atravessam essas barreiras, pelo contrário, tendem a ser rebatidas. Caso um roteador não esteja dando conta de toda a área, verifique a opção de instalar adicionais ou usar replicadores de sinal.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar