Web 3.0 promete revolucionar a internet; veja benefícios

Hugo Cruz

1 de março de 2022

Parece que a terceira “versão” da internet pode estar mais próxima do que imaginamos. A Web 3.0 vem com a promessa de descentralizar o controle de conteúdo, viabilizar novos processos de inteligência artificial (IA), acolher o metaverso e incluir criptomoedas como seu principal modelo de pagamento.

publicidade

Por definição, podemos dizer que Web 3.0 é a terceira geração de serviços da internet, que se concentrará na compreensão e análise de dados para fornecer uma web semântica. Seu objetivo é criar sites mais inteligentes, conectados, abertos e fáceis de usar.

No entanto, não há uma definição sólida de Web 3.0, porque ela ainda não foi implementada. Ela é baseada em uma ideologia e não em fatos sólidos que podem ser analisados.

saiba se o seu PC é compatível com o Windows 11

Imagem: Reprodução / Pixabay

Recursos da Web 3.0

Como dissemos acima, estamos nos movendo em um sistema ainda desconhecido. Contudo, se analisarmos a transição e desenvolvimento das duas primeiras versões, devemos esperar uma década de transição entre web 2.0 e 3.0.

publicidade

Dado o rápido desenvolvimento das tecnologias nas quais a web 3.0 será baseada, pode levar um período mais curto de tempo para se firmar. Espera-se que mude completamente a forma como os sites são criados e como as pessoas interagem com eles.

É verdade que blockchain e criptomoedas estão sendo introduzidos lentamente no modelo econômico atual. E ainda é incerto quando serão completamente integrados ou se tornarão a moeda predominante. No entanto, na Web 3.0, as criptomoedas são concebidas como o método de recompensar os criadores de conteúdo, que receberiam um token toda vez que alguém acessasse seu material.

Assim, haverá uma forte relação entre essas três tecnologias, pois serão integradas, automatizadas e interoperáveis.

Inteligência artificial

Outra característica fundamental da Web 3.0 é a “infusão” da Inteligência Artificial (IA) no processo em que a Internet replica a forma como os humanos acessam as informações . Esta versão permitiria uma validação e entrega de informações mais rápidas aos usuários.

Metaverso

Sempre que falamos sobre o futuro, o metaverso é uma das primeiras palavras que vem à mente. Pois bem… essa nova versão da Internet poderia ser perfeitamente integrada a esse universo virtual, permitindo o design 3D de sites, além de adicionar dispositivos IoT (Internet das Coisas) em sua periferia.

Personalização e pesquisas inteligentes

Nesta versão 3.0, a web conhecerá cada usuário, o que permitirá deixar para trás as milhares de entradas que encontramos atualmente quando fazemos uma pesquisa. Agora, se adaptaria a cada pessoa, analisando os dados e personalizando os resultados.

Desenvolvimento de Tecnologia na Web 3.0

Algo crucial para o desenvolvimento dessa nova internet é a tecnologia a serviço da criação de um sistema mais próximo das pessoas, com programas inteligentes, auxílio de inteligência artificial e semântica. Está avançando a passos largos, mas ainda há progresso a ser feito para sustentar essa teia.

Controle de dados pessoais

A Web 3.0 propõe protocolos em que os próprios usuários são os que guardam seus dados e compartilham o mínimo possível. Esse aspecto vai muito contra a corrente de empresas ou redes sociais, que usam o máximo de nossos dados para descobrir nossas preferências de consumidores ou opiniões políticas.

Além disso, propõe-se um modelo que não tenha qualquer restrição na hora de publicar conteúdo. Isso, no entanto, é uma faca de dois gumes: ajudaria a acabar com a censura, mas também a possibilidade de espalhar notícias falsas ou discursos de ódio.

Ubiquidade da Web 3.0

A Web 3.0 torna a internet acessível a todos em qualquer lugar, a qualquer hora, sem depender da conexão em computadores ou smartphones, contando fortemente com sensores IoT.

Portanto, como podemos ver, a nova conexão deve chegar para revolucionar diversos aspectos da já avançada internet atual. Da pra acreditar? É esperar pra ver até onde ela poderá nos levar.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.