WhatsApp: 3 sinais perigosos de que você deve excluir um texto imediatamente

O WhatsApp é o principal aplicativo hackeado por criminosos na tentativa de aplicar um golpe. Os métodos utilizados são diversos, embora existam meios de identificar sinais de alerta de um texto relativamente perigoso, indicando a possível necessidade de excluí-lo. 

publicidade
WhatsApp: 3 sinais perigosos de que você deve excluir um texto imediatamente
WhatsApp: 3 sinais perigosos de que você deve excluir um texto imediatamente. (Imagem: Pixabay)

Até mesmo mensagens de texto enviadas por amigos e familiares podem apresentar sinais de uma armadilha. Por esta razão, é extremamente importante se atentar a qualquer pedido de dados pessoais. 

Alerta dos especialistas sobre uso do WhatsApp 

Especialistas cibernéticos apresentaram alguns sinais que indicam a aplicação de golpes do WhatsApp. Segundo eles, textos enviados por números desconhecidos podem ser uma das maiores pistas de golpes. 

publicidade

No entendimento de Brian Higgins, especialista em segurança da Comparitech, as mensagens fraudulentas geralmente provêm de números desconhecidos. Portanto, o usuário que mantém uma lista de contatos organizada terá mais facilidade em identificar esses números. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Eles também se disfarçam de mensagens oficiais, oferecendo suporte técnico para resolver problemas que você provavelmente não sabia que tinha, por exemplo, ou dizendo que você ganhou um prêmio. Sempre verifique se você está executando a versão mais atualizada de qualquer plataforma e pode excluir a primeira com segurança”, disse o especialista em entrevista ao jornal The New York Post. 

A recomendação é para que o usuário pense bem antes de clicar em qualquer link enviado em mensagens pelo mensageiro. Hoje, o app possui mais de dois bilhões de usuários, motivo pelo qual se tornou alvo constante de bandidos. 

publicidade

Enquanto isso, o especialista cibernético Tom Davidson, listou três sinais perigosos que indicam a necessidade de excluir uma mensagem de texto do WhatsApp imediatamente. Confira!

Primeiro sinal

Mensagens enviadas por contatos desconhecidos que forçam a interação, sobretudo se a ortografia ou gramática parecerem incorretas. O mesmo vale para mensagens de contatos conhecidos mas que não se parecem com os dizeres habituais. 

Segundo sinal 

Mensagens contendo ofertas não solicitadas, como brindes gratuitos, sorteios de prêmios ou descontos, ainda que pareçam ser promovidos por uma marca respeitável e, especialmente, se solicitarem o envio de informações sociais. 

Terceiro sinal 

Qualquer mensagem que inclua links clicáveis e inesperados devem ser vistas como suspeitas. Para se proteger, basta digitar manualmente o link em outro navegador. Isso porque, os invasores podem usar caracteres especiais na mensagem, capazes de disfarçar um link malicioso que, a princípio, se assemelha a um site respeitável e conhecido. 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Veja mais ›
Fechar