WhatsApp e Mercado Livre anunciam parceria e escolhem Brasil para teste, o que esperar?

Moyses Batista

16 de dezembro de 2022

A Meta e o Mercado Livre em breve podem anunciar um novo método de pagamento oficial dentro do WhatsApp. O aplicativo vem se expandindo gradualmente ao longo dos últimos anos. Hoje, ele tem se tornado uma ferramenta essencial para empresas e negociantes.

publicidade
WhatsApp e Mercado Livre

WhatsApp e Mercado Livre – Imagem: Reprodução/Freepik

Mais novidades para o WhatsApp?

A Meta (empresa por trás do WhatsApp), repagina os seus aplicativos sem medir esforços. Desse modo, é cada vez mais comum se deparar com uma atualização do Instagram ou do Facebook, além da sua busca pelo metaverso.

Uma das vertentes para qual o WhatsApp se tornou muito útil é o comércio, de modo que o aplicativo conta com outra versão, o WhatsApp Business. O processamento de pagamentos no app já está em desenvolvimento, de modo que um dos primeiros passos é o pagamento por PIX, que chegou em abril deste ano.

Primeira entre outras parcerias

Em novembro, uma postagem no seu blog oficial já havia destacado que o WhatsApp em breve seria um ponto de pagamento seguro. Na ocasião, além das transferências por PIX, os usuários também poderão usar os seus cartões de crédito ou débito.

publicidade

O anúncio se referindo ao suporte para pagamentos, chegou com a atualização que permite pesquisar empresas no WhatsApp. Assim, o artigo mencionava que o recurso já estava em teste na Índia. Nas palavras da própria empresa:

“[…] queremos que os usuários possam fazer pagamentos seguros diretamente em conversas usando seu próprio cartão de crédito ou de débito. Recentemente lançamos essa experiência na Índia e é com muito entusiasmo que vamos testá-la no Brasil com várias parcerias de pagamento.

Essa experiência de finalização de compra integrada será um divisor de águas para pessoas e empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp sem precisar acessar sites, abrir outros apps ou pagar pessoalmente.”.

Além disso, a Meta destacou que este é um próximo passo rumo ao objetivo de tornar o seu aplicativo na melhor plataforma para as pessoas “se conectarem com suas empresas favoritas”. Assim, as ambições para o aplicativo o veem muito além de um simples e eficiente ferramenta para trocar mensagens e fazer chamadas.

Embora a Meta não tenha divulgado nomes de parceiros para o projeto de pagamento no Brasil, o CFO Mercado Livre revelou o contato de ambas as empresas. Em uma entrevista à Reuters, Pedro Arnt disse que:

“Essa pode ser uma oportunidade para aproveitarmos o WhatsApp de maneira eficiente para gerar mais vendas e melhores contatos com os clientes.”

Fontes: Entrepreneur, Marketbeat, WhatsApp

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista