Xbox deixa PS5 e Nintendo Switch “comendo poeira” por motivo surpreendente

A Microsoft é uma das maiores empresas de computadores, mas há muito tempo vêm se destacando no cenário dos consoles de última geração. A novidade é: Xbox deixa PlayStation (PS5) e Nintendo Switch comendo poeira, vamos entender o motivo do “poder” da empresa americana.

publicidade
Onde tem XBox Series à venda? Veja lojas oficiais
A capacidade de suprir o mercado está diretamente ligada ao sucesso do Xbox da Microsoft (Imagem: Divulgação/Microsoft)

“Corre atrás, parceiro” é o lema do Xbox ao deixar Switch e PS5 para trás

Os valores obtidos como receita da venda no novo Xbox Series (S e X) são muito superiores aos concorrentes japoneses da Nintendo e Sony. Um dos motivos claros para essa diferença é o fato de a Microsoft estar atendendo as demandas do mercado — principalmente com a versão S de seu console —, e um crescimento consistente nos estoques do modelo top, Xbox Series X.

Os dados foram fornecidos pelo analista de jogos da NPD, Mat Piscatella, em seu perfil no Twitter e publicadas pelo The Verge. Segundo as informações, o console da Nintendo continua liderando em vendas totais de unidades, mas o Xbox Series da Microsoft — por tem um valor unitário mais alto — já superou o total de renda (dólares) acumulados desde o último recorde feito em 2014.

publicidade

Em relação ao PS5 da Sony, a resposta é muito mais fácil e envolve menos cálculos de valores monetários — a empresa japonesa simplesmente não conseguiu atender, basicamente, a demanda do mercado por seu console mais moderno.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Os números do Xbox em relação ao próprio desempenho

Segundo as estatísticas divulgadas por Mat Piscatella, as vendas de consoles da indústria foram de 515 milhões de dólares em março — uma queda de 24% em relação ao ano passado — e 1,2 bilhão de dólares no primeiro trimestre — menor em 15% com relação ao período homólogo em 2021. 

Mesmo com a queda notável nas margens, este é o melhor resultado nos meses de março para as vendas de consoles Xbox historicamente, com o volume total de unidades vendidas superior ao mesmo mês em 2011 e a maior receita (dinheiro) para algum mês de março desde 2014, resultado alcançado em um curto período após o lançamento do console anterior Xbox One.

publicidade

A vitória do console da Microsoft, em receita, sobre seu concorrente da Nintendo é diretamente ligada ao valor unitário em dólares de cada console, sendo o exemplar da fábrica americana mais caro do que o japonês. Por isso, o Nintendo Switch fica atrás em receita, mesmo tendo números maiores de consoles vendidos.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar