XBox no celular? Saiba quais serão os primeiros jogos com lançamento mobile em 2024

Leandro Kovacs

12 de maio de 2023

A Microsoft já domina uma boa fatia de mercado dos games com seu console Xbox e todos os serviços online oferecidos. A grande novidade está em uma possível expansão para novos ares, com o Xbox no celular. Ao que tudo indica, isso já está bem próximo de se realizar, inclusive, com títulos potenciais na futura plataforma.

publicidade

xbox mobile

Xbox no celular já é possibilidade viável

Segundo informações que já circulam há um tempo na internet, a Microsoft, por meio do Xbox, está tentando ampliar seus horizontes e ganhar um espaço extra no mercado de games (que já é bem grande), principalmente pela qualidade do serviço online Xbox Game Pass.

A ideia da empresa é adentrar de uma só vez no segmento dos jogos mobile, lançando uma plataforma específica para isso. Ele seria um aplicativo que funcionaria como uma espécie de loja tanto da Google Play Store como da App Store da Apple.

publicidade

Expansão muito além dos celulares

O movimento de crescimento da marca já está aí há algum tempo. As aquisições de grandes produtoras e estúdios para aumentar a gama de produtos oferecidos não nos deixa mentir.

Foram diversas, incluindo a mais famosa de todas já efetivada a Bathesda. A necessidade de oferecer mais produtos aos clientes vem do crescimento de sua plataforma de games online do console, o Game Pass, que possui grande movimentação e número de usuários ativos mensais.

Xbox mobile game pass

(Imagem: Microsoft/Divulgação)

Pendências para o lançamento do Xbox mobile

Aparentemente a ideia é de que o lançamento esteja proposto para o primeiro semestre de 2024, após a aprovação da Lei de Mercados Digitais europeia, que deverá ser cumprida pelas grandes distribuidoras mobile até março. A Lei define novas regras para a distribuição de aplicativos que ajudariam a “loja” da Xbox.

Compra da Activision em cheque

O que deve ser considerado sem dúvidas é a “pedra no sapato” que se arrasta há algum tempo na vida da Microsoft. Estamos falando da compra da Activision Blizzard, que está sendo julgada e rejulgada até hoje.

Essa definição é crucial para o lançamento da plataforma mobile Xbox, uma vez a Microsoft sabe que a potência implícita nessa aquisição está no alcance existente da empresa no segmento de jogos móveis, podemos lembrar que são donos de sucessos como Call of Duty Mobile e Candy Crush.

Possíveis jogos lançados pela loja Xbox mobile

Agora com essa situação da aquisição sendo definida, podemos ficar mais tranquilos em observar e arriscar palpites dos primeiros jogos que poderão ser lançados pela nova plataforma Xbox no celular nas lojas da App Store e Google Play Store.

1. Call of Duty Mobile

Call of Duty Mobile

Call of Duty Mobile (Imagem: Reprodução / PlayStore)

Um verdadeiro sucesso é a saga Call of Duty, mas quando foi lançada a primeira versão mobile, muitos acreditavam que seria simplesmente fogo de palha.

Isso não é verdade, o jogo foi um verdadeiro estrondo desde o seu lançamento, misturando gráficos excelentes com a jogabilidade que ficou muito fluida ao ser executada através dos celulares.

2. CandyCrush

O game que já se tornou um dos maiores clássicos da era dos smartphones, simples e sem exigir muito dos dispositivos, o puzzle vai ser uma grande aposta da Xbox assim que lançar a sua loja mobile.

Diferente do título anterior, mais voltado para jovens e aqueles que curtem jogos de ação FPS, o CandyCrush atinge as mais variadas faixas etárias, inclusive minha mãe gosta muito.

3. Diablo Immortal

O mais recente lançamento da Activion Blizzard para a série Diablo é o game chamado Diablo Immortal. Ele foi pensado, basicamente, para ser uma versão mobile, mas acabou se tornando híbrido, atendendo tanto aos PCs quanto aos smartphones.

O game estará muito mais completo e estável em 2024 (a data prevista para o lançamento da loja Xbox mobile), e poderá trazer mais conforto ao usuário, principalmente ao fortalecer a característica crossplay do game. Por enquanto o game está em Beta aberto, mas deve estar na versão definitiva até o ano que vem.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.