TRAVADO: Sony impede lançamento de Call of Duty no Game Pass, mas como assim?

Hugo Cruz

21 de outubro de 2022

A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ainda está acontecendo, mas um monte de confusão envolve isso. Com medo da rival “monopolizar” o mercado dos jogos, a Sony vive tentando boicotar a transação, mas ironicamente parece que é ela quem está impedindo que os jogos da franquia Call of Duty deem as caras no Xbox Game Pass, o serviço por assinatura da Microsoft.

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Sony impede lançamento de Call of Duty no Game Pass

Sony impede lançamento de Call of Duty no Game Pass – Imagem: Reprodução / Call of Duty

Microsoft afirma que não pode monopolizar o mercado

Ao receber as queixas da Autoridade da Concorrência e Mercados (CMA) britânica, incluindo a notícia de que as investigações do negócio passariam para uma fase mais aprofundada, a Microsoft soltou o verbo.

A empresa afirmou que as possíveis implicações mencionadas pelo órgão regulador — no mercado de hardware, streaming e serviços de assinatura — nada mais são do que os mesmos argumentos sem base utilizados pela Sony.

Inclusive, segundo a Microsoft, não fazia sentido que a líder do mercado de consoles se preocupasse com aquilo, já que a distância entre as duas é tão grande que ela precisaria apenas se adaptar à nova realidade. Na ocasião, a dona do PlayStation foi chamada de “grande demais para quebrar”.

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Acordo da Sony impede que Call of Duty seja lançado no Xbox Game Pass

Agora, em um documento da Microsoft direcionado ao CMA, referente às investigações sobre a compra da Blizzard, a empresa menciona o quão injusto é todo esse processo. Afirma-se que a Sony tem um acordo com a Activision que impediria os jogos da franquia de Call of Duty, uma das maiores do mundo, ficassem disponíveis ao serviço de assinatura do Xbox por “vários anos”. Esse acordo não é anulado no caso de compra da Microsoft.

O acordo entre a Activision Blizzard e a Sony inclui restrições à capacidade da Activision Blizzard de colocar títulos de Call of Duty no Game Pass durante vários anos“, diz a Microsoft na resposta ao CMA.

Embora a desculpa da Sony seja de que a aquisição possa levar ao monopólio, é óbvio que a batalha entre as duas gira mais em torno de Call of Duty. Uma possível aparição do jogo no Xbox Game Pass poderia significar uma perda enorme para outras plataformas.

A Sony já havia até alegado que não se oporia à aquisição desde que as partes envolvidas cumprissem várias exigências, uma delas sendo justamente que não houvessem vantagens para os jogos de Call of Duty no Xbox, seja em questão de promoções, recursos ou desempenho.

É difícil tomar o lado de uma das duas empresas. Algumas vezes parece que é a Sony quem decide se a negociação vai para frente. Afinal, todas as queixas da empresa estão sendo reproduzidas fielmente pelo CMA.

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Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.