4 erros enormes que você está cometendo no Facebook

Privacidade é uma das maiores preocupações atualmente, principalmente devido às redes sociais, onde despejamos sem parar conteúdo voltado para nossas vidas. Isso porque quando se trata de redes sociais tem uma lista de erros enormes que nós cometemos.

publicidade
erros enormes
Erros que as pessoas cometem nas redes sociais podem comprometer sua própria privacidade e segurança (Imagem: Dan Nelson on Unsplash)

Já estamos em 2022 e a tecnologia, principalmente a internet, evoluiu bastante nos últimos 10 – 20 anos. Mas, problemas de privacidade e segurança que aconteciam lá no começo das redes sociais ainda ocorrem atualmente. Isso porque em sua maioria são falhas que os próprios usuários cometem e acabam colocando sua conta e dados em risco.

Como o conhecimento é o melhor remédio nesses casos, nós decidimos montar uma lista com os principais erros que os usuários do Facebook, rede social de Mark Zuckerberg, e outras redes sociais cometem sem nem perceber.

publicidade

4 erros enormes que você está cometendo nas redes sociais

Esta lista reúne erros comuns, mas que segundo especialistas são os maiores responsáveis por problemas que envolvem a privacidade do usuário. Confira abaixo:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Contas de redes sociais sem supervisão

Um dos grandes problemas nas redes sociais é o gerenciamento delas. Deixá-las sem atualizações de segurança ou de qualquer outro tipo pode ser um convite para pessoas maliciosas que vão facilmente conseguir acesso a elas. Principalmente em contas amigas – aquelas que você fez há anos atrás, mas que nunca mais entrou e, portanto, não estão adequadas às últimas normas de segurança da própria rede social.

publicidade

Contas sociais em supervisão podem ser alvo de hackers, que podem começar a postar mensagens fraudulentas em seu nome”, disse Erfan Shadabi, um especialista em cibersegurança.

Aí você pode pensar que não criar a conta, em primeiro lugar, seria uma boa solução para esse problema, não é mesmo? Errado. Erfan afirma que não ter uma conta em seu nome pode ser tão perigoso, ou até mais, do que ter uma desatualizada. Isso porque seu nome fica disponível para qualquer um chegar e usar, podendo se passar por você nas redes sociais.

É uma boa ideia reservar o seu identificador pessoal/marca em todos os canais de mídia social, mesmo que você não planeje usá-los imediatamente. E certifique-se de mantê-los atualizados.“, completou.

  • Erro humano
publicidade

Por incrível que pareça, o erro humano é a principal fonte de problemas relacionados à segurança e privacidade nas redes sociais. E eu não estou me referindo à pessoa que escreveu o código do sistema.

Os próprios usuários, muitas das vezes, são que espalham suas informações sensíveis em espaços públicos, como mensagens e até postagens, sem considerar o que a pessoa, ou pessoas, do outro lado pretendem fazer com aquelas informações.

Evite erros simples, como fornecer informações confidenciais e desnecessárias a indivíduos ou organizações em plataformas de mídia social”, disse o expert.

Além disso, falta consciência na hora de navegar, as pessoas simplesmente clicam em qualquer link que veem por aí.

  • Phishing e scams

Esses são problemas onde o usuário é atacado por um terceiro, mas é algo relativamente fácil de lidar caso o usuário preste atenção aos detalhes.

Sempre verificar para quem, e porque, você está enviando informações pessoais como senhas e logins vai te prevenir de cair em golpes do tipo phishing, enquanto confirmar sempre a identidade das pessoas com quem você está conversando vai te livrar de scams relacionados com perfis falsos.

  • Configurações de privacidade

E, por fim, algo que é feito diretamente nas redes sociais, mas que a maioria das pessoas nem sequer olha.

Mexer nas configurações de privacidade e segurança nas redes sociais pode te poupar muita dor de cabeça. De aumentar o nível de segurança para acessar sua conta (autenticação de dois fatores, e-mail, números de celular, etc.) a escolher quem pode ver o que na sua conta, as configurações das próprias redes sociais são o primeiro passo para uma navegação mais segura.

E aí? Você já se atentava a estes 4 erros comuns no Facebook e outras redes sociais?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar