5 aplicativos para medir pressão arterial sem aparelho

Leandro Kovacs

22 de março de 2023

Os cuidados com a saúde são uma preocupação crescente entre a população, seja pelo estresse da rotina ou nossos péssimos hábitos (alimentares ou de exercícios), a busca por uma vida saudável está em alta. A tecnologia não quer ficar para trás quando o assunto é saúde e esse será o foco do texto. Vamos apresentar 5 aplicativos para medir pressão arterial sem aparelho. Importante lembrar que nada substitui um bom acompanhamento médico.

publicidade

aplicativos para medir pressão arterial

Existem aplicativos para medir pressão arterial sem aparelho

Sim, eles existem. Pelo menos é o que alegam em suas funções, mas será isso possível? A justificativa se dá por mecanismos do smartphone. O argumento é que eles utilizam componentes fotoelétricos, permitindo conferir a frequência cardíaca, em seguida, armazenando os resultados e gerando gráficos para melhor acompanhamento do usuário sobre sua condição.

Os fabricantes, com os criadores dos apps, ressaltam que apenas o celular já é suficiente para que tudo possa ser feito tranquilamente. Por outro lado, destacam que a utilização em conjunto com smartwatches traz um resultado mais preciso e confiável.

publicidade
Fitbit recolhe 1,7 milhão de smartwatches após queimaduras

Imagem: Kamil S | Unspash

Então leitor, se o seu caso for de hipertensão ou apenas observação para não chegar a isso, mantendo apenas um app para emergências na falta de equipamento apropriado, confira nossa lista e veja as melhores opções de aplicativos para medir a pressão para você.

Os aplicativos substituem um aparelho específico ou o trabalho de um profissional?

Como falamos acima, esses apps podem nunca substituir um aparelho ou o trabalho de um profissional de saúde. Os smartphones são versáteis e cheios de funções para facilitar o nosso dia a dia, mas é isso, um dia simples com uma dúvida qualquer. Para trabalhar com certezas, é necessário um equipamento próprio de medição da pressão arterial (automático), pois ele é específico para essa função.

Da mesma forma que o smartphone não pode substituir o aparelho automático de pressão, ele também não consegue superar a aferição feita por um profissional, de qualidade, da saúde. São escalas de precisão, o app de celular “racha o galho”, o aparelho automático “quebra o galho” e o médico “poda a árvore”. Não se engane com promessas fantásticas.

5 aplicativos para medir pressão arterial sem aparelho

Apesar de alguns exemplos citados estarem também disponíveis para o sistema Android, a maioria fica restrita aos usuários do smartphone da Apple, o iPhone com sistema iOS. Isso ocorre, principalmente, pela qualidade e conectividade dos smartwatches da marca nesse tipo de aferição e procedimento.

5 melhores smartwatches para praticar esportes

(Imagem: Fitsum Admasu/Unsplash)

5. Pulsação e pressão arterial

Primeiro exemplo de como é possível medir sua frequência cardíaca por aplicativo. Isso acontecerá ao utilizar o app Pulsação e Pressão Arterial para medir seu pulso e registrar sua pressão arterial.

Além da simples medição, o aplicativo permite acrescentar notas e ter fácil acesso aos seus registros de medição, por uma interface simples de usar. O grande problema (recorrente na lista) é: esse aplicativo está disponível somente para usuários iOS através da loja App Store.

Por outro lado, se você é usuário do sistema da Apple e está procurando um bom aplicativo para medir a pressão, talvez essa possa ser uma das suas opções gratuitas para testar. Seu ponto forte é trabalhar facilmente com o smartwatch.

4. Minha pressão arterial

Aqui o objetivo não é medir sua pressão arterial de fato, mas sim criar um diário com todas os resultados de medição. Com o app Minha Pressão Arterial o usuário poderá organizar todos os seus dados e valores de forma simples para ter fácil acesso. Mesmo não medindo, ele é interessante para fazer o seu perfil completo, como hábitos, entre outras coisas. Além de um controle especial, pode facilitar na hora de sua consulta médica.

3. Pressão Arterial Tracker

O Pressão arterial Tracker também é um aplicativo para medir pressão. A ferramenta ainda grava automaticamente a pressão arterial sistólica e diastólica, a frequência cardíaca e o tempo usado para a medição.

Ele permite análise dos resultados, que também podem ser apresentados ao médico (como no exemplo anterior), trazendo informações adicionais visando ter um diagnóstico mais aprofundado e preciso, por exemplo, medicamentos e suas doses.

2. Aplicativos para medir pressão arterial: SmartBP

Agora vamos a um exemplo que funciona tanto no iOS quanto no sistema Android (estando disponível em ambas as lojas). Esse é mais uma versão gratuita e muito conhecida de aplicativos para medir a pressão pelo celular, o SmartBP possui uma interface dita como uma das mais fáceis e eficazes.

Além da pressão sistólica e diastólica, existem outras funções no app como: inserir o IMC, ativar e desativar o controle de peso e adicionar observações.

Tudo isso faz dele um app completo que pode ser um dos melhores aplicativos para medir a pressão da lista do Bit Magazine.

1. BP Monitor

O BP Monitor (Blood Pressure Monitor), é, com certeza, um dos aplicativos mais populares presentes na lista. Porém, assim como muitos outros, ele está disponível apenas para usuários iOS, oferecendo uma quantidade razoável de ferramentas para quem deseja fazer o acompanhamento da sua pressão arterial.

Porém, vale destacar, assim como o “Minha pressão arterial”, ele não faz a medição de fato dos valores da pressão arterial. O seu forte será o controle e manutenção de informações, pois com ele você poderá gravar as medições, gerar gráficos para melhor visualização de valores, salvar e compartilhar dados, entre outras funções. Mesmo não medindo, ele com certeza é o melhor para organizar dados e apresentá-los ao seu médico durante uma consulta.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.