A união que faz a força: Meta, Microsoft e Nvidia se juntam para criar padrões do metaverso

Mesmo tendo evoluído bastante, o metaverso ainda pode ser considerado só uma prova de conceito sem forma definida, mas isso pode acabar. A partir de agora, as coisas devem mudar, já que gigantes da tecnologia como a Meta, Microsoft, Epic Games e Nvidia estão tomando a dianteira para definir os padrões do metaverso.

padrões do metaverso
Empresas se juntam para padronizar o metaverso (Imagem: Reprodução / Metaverse Standards)

Empresas se juntam para definir os padrões do metaverso

Apesar da badalação, até o momento, o metaverso ainda é um mistério. Cada empresa interessada na tecnologia tem sua própria ideia de como o metaverso deve ser. Isso faz com que seja extremamente difícil definir quais das ideias são as melhores e criam ainda mais confusões na cabeça dos possíveis usuários.

Pensando nisso, as gigantes da tecnologia, grandes empresas e grupos, interessadas no metaverso decidiram se reunir em um grupo chamado Metaverse Standards Forum (Fórum de Padrões do Metaverso). A notícia foi anunciada nesta última terça-feira (21).

O grupo composto por quase 40 empresas conta com nomes de peso, como Qualcomm e Sony, além dos já mencionados anteriormente, e visa a construção de um modelo de construção de um metaverso aberto que permitirá a cada empresa continuar no desenvolvimento de suas próprias soluções, mas sendo interoperáveis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Voltado principalmente para questões à realidade aumentada e virtual (VR e AR), geoespacial e tecnologia 3D, as empresas ainda pretendem, em conjunto, ultrapassar os obstáculos que impedem a implantação do metaverso.

O que vai ser produzido com essa iniciativa

Tudo indica que as discussões do grupo serão organizadas em eventos. O grupo pretende criar uma regulamentação aberta a todos, que deverá unir as várias tecnologias desenvolvidas e utilizadas pelas empresas das quais ele é composto. Neste caso, a cooperatividade é a chave para impulsionar o metaverso.

É possível também que essa cooperação faça com que projetos imaturos, ainda em seus estágios iniciais, evoluem mais depressa.

Grandes nomes de fora desta lista

Embora este seja um grupo de peso, é importante notar que as empresas Google e Apple não fazem parte desta festa, que a propósito é aberta e sem custos para qualquer organização.

Mesmo assim, o Google parece estar trabalhando no seu Project Iris, seu headset de realidade aumentada, assim como a Apple que também está trabalhando em dispositivos do tipo, que a propósito pode ser um dos melhores quando estiver finalmente pronto.

O que você acha da iniciativa? Comenta aí se você está interessado(a) no metaverso!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web.
Formado em Letras – Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.

Veja mais ›
Fechar