Abertura e parceria? Serviços da Apple no Windows ganham interfaces próprias; entenda

Hugo Cruz

14 de outubro de 2022

A Apple é conhecida pelo excelente ecossistema dos seus smartphones com seus computadores, e parece que parte dessas funcionalidades devem estar chegando aos produtos da Microsoft em breve. Uma parceria das duas empresas está prometendo trazer um número de integrações entre os serviços, incluindo aplicativos de serviços da Apple nativos no Windows 11 e Xbox.

publicidade
Serviços da Apple no Windows ganham aplicativos próprios

Serviços da Apple no Windows ganham aplicativos próprios – Imagem: Keming Tan on Unsplash

Serviços da Apple ganham aplicativos nativos no Windows

O destaque desta atualização vai para os aplicativos Apple Music e Apple TV, que logo poderão ser baixados no Windows, e diretamente pela Microsoft Store, a loja de aplicativos do sistema operacional (OS) da Microsoft.

Aparentemente o Apple Music já está disponível para Xbox, permitindo que usuários do serviço façam o download do aplicativo e fiquem de olho em suas músicas e playlists favoritas.

Caso você seja um novo usuário, é possível fazer o registro e aproveitar um mês de graça no serviço — esse truque funciona com praticamente todos os serviços de streaming de música, e até alguns de vídeo e jogos.

publicidade

Segundo as informações, a empresa foi bem fiel na hora de criar a interface do Apple Music para o console, passando, inclusive, a mesma sensação do aplicativo no aparelho Apple TV. Os recursos são praticamente os mesmos.

Diferente do Xbox, tanto o aplicativo Apple Music quanto o Apple TV só terão sua versão para Windows liberada a partir do próximo ano. Caso não queira esperar, é possível acessar esses serviços no Windows através das suas interfaces web ou usando o aplicativo do iTunes.

Outras integrações

Outra integração que está chegando para o Windows é a do iCloud, que vai aparecer no Fotos, o visualizador de imagens do sistema operacional da Microsoft.

Imagem: Reprodução / @mixen via Twitter

Segundo as empresas, vai ser possível usar o aplicativo para navegar pelos arquivos na nuvem e até baixá-las para o computador diretamente, tudo isso em uma aba dedicada para o serviço.

O único ponto negativo é que parece que os usuários vão precisar ter o iCloud instalado no computador para conseguir fazer login.

Diferente dos outros aplicativos, a integração do iCloud com o Fotos deve começar a ser disponibilizada em breve para membros do Windows Insiders, o canal de testes do Windows 11.

Apple dominando o mercado

Com essa iniciativa, a Apple está marcando ainda mais a sua posição no mercado do streaming, tanto de músicas quanto de vídeo.

Pode não parecer muita coisa, uma vez que os serviços meio que já estavam disponíveis na plataforma rival — nas versões web e pelo iTunes — mas um aplicativo nativo traz diversas possibilidades de implementação de recursos únicos, que se bem trabalhados podem fazer um diferencial enorme.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.