AliExpress é confiável? Por que é tão barato?

Cecilia Parente

28 de fevereiro de 2022

Foto: Divulgação

O AliExpress, disponível tanto na versão web, quanto para Android e iOS, é uma plataforma chinesa – sendo um dos maiores sites para compras online do mundo. É muito parecida com o eBay e a Shopee. O site possui mais de 40 categorias e nele é possível encontrar quase de tudo.

publicidade

Fundada em 2010, a plataforma de e-commerce pertence ao Grupo Alibaba, focado em serviços de varejo e serviços de nuvem.

Aqui no Brasil, o AliExpress já é o terceiro site de compras online mais visitado pelos brasileiros e em volume de compras de produtos importados de outros países, o Brasil só está atrás da Rússia.

Como funciona o AliExpress

Assim como nas concorrentes, os produtos podem ser vendidos por empresas ou qualquer usuário cadastrado, sendo uma enorme loja virtual de tudo um pouco.

publicidade

Os vendedores asiáticos normalmente montam lojas online dentro do AliExpress e vendem para o mundo inteiro, oferecendo produtos com preços excelentes, mas muitas vezes com qualidade duvidosa.

Esses produtos são despachados quase sempre através do China Post Air Parcel, algo parecido com nossos Correios, que oferece entrega grátis mas com prazo de até 60 dias, o que faz com que muitos consumidores acabam desistindo da compra.

Outras opções de entrega são a Standard Shipping, que varia entre 40 e 60 dias, e-packet (cerca de 35 dias) ou DHL, algo como nosso Fedex (de 10 a 21 dias), mas são cobradas taxas.

Por que as coisas são baratas na AliExpress?

Os produtos são mais baratos porque a China trabalha com volume (quanto mais volume, mais barato sai). O país também tem uma legislação trabalhista questionável, o que causa o baixo custo de produção.

A empresa não é fornecedora de nenhum produto vendido na plataforma online. Ela apenas faz a propaganda dos diversos itens que podem ser encontrados no site e, caso aconteça algum problema, garante o estorno do valor da compra.

O AliExpress é seguro?

As avaliações no Reclame Aqui não são muito boas. A plataforma tem nota 5.4 em uma escala que vai até 10.

Assim como seus principais concorrentes, há vendedores e vendedores. Você pode receber seu produto tranquilamente em casa, como pode também receber um tijolo,  isopor, um celular de plástico, um sapato em miniatura…

Então, assim como as demais lojas virtuais, verifique as qualificações da empresa que está vendendo o produto, se são positivas ou não nos comentários de outros usuários (principalmente os que publicaram fotos dos produtos).

Outro problema bastante relatado são os atrasos nas entregas. Para quem é ansioso, o e-commerce chinês talvez não seja o melhor lugar para fazer compras.

O AliExpress permite que seja aberta uma disputa, em no máximo 45 dias, caso tenha algum problema com o seu pedido – como ter sido entregue um item errado ou mesmo que não tenha recebido. Mas saiba que esse tempo muitas vezes passa do tempo limite e o cliente acaba desistindo de fazer a compra.

Posso ser taxado na alfândega?

É raro acontecer, mas alguns produtos de maiores valores podem sim ser taxados. É cobrado o valor de 60% do produto.

O problema acaba tornando-se inconveniente e o produto meio que acaba ficando por tempo indeterminado em sua sede no Paraná.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.