Amazon e Apple são acusadas de “conspiração” em venda de iPhones; entenda

Hugo Cruz

11 de novembro de 2022

Aparentemente, pessoas que compraram um iPhone na Amazon recentemente podem ter sido alvos de uma má prática que resultou no aumento dos preços dos dispositivos. Pelo menos é o que sugere um processo no qual a Amazon e a Apple estão sendo acusadas de “conspiração” Estados Unidos.

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Amazon e Apple acusadas de “conspiração” em venda de iPhones; entenda!

Amazon e Apple acusadas de “conspiração” em venda de iPhones; entenda! – Imagem: Brandon Romanchuk on Unsplash

Amazon e Apple são acusadas de “conspiração”

Segundo a ação judicial coletiva, peticionada no Tribunal Federal de Seattle, as empresas fizeram um acordo que acabou retirando praticamente todos os outros iPhones e iPads da loja da Amazon.

O argumento utilizado na petição foi de que em janeiro de 2019 a Apple realizou um acordo com a Amazon, dando 10% de desconto em seus produtos. A Amazon então teria que manter apenas 7 dos 600 revendedores dos dispositivos na plataforma.

Mas os benefícios para a Amazon não param por aí, a empresa praticamente passou a dominar seu próprio mercando, se tornando a principal revendedora dos dispositivos, na falta da concorrência gerada por produtos de outros revendedores.

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Preços dos produtos aumentaram depois do acordo entre as empresas

Segundo a ação, esse acordo não só acabou com a concorrência no site da Amazon, como ainda resultou em um aumento catastrófico de mais de 10% no valor de iPhones e iPads vendidos pela Amazon. Agora sem concorrência, chegou a parar com os descontos de até 20% ou mais, prática antes comum.

Um dos relatos usado no processo envolve uma pessoa que pagou US$319,99 (cerca de R$ 1,7 mil), por um iPad na Amazon, em seu próprio site. O argumento é de que o cliente não encontrou opções mais baratas para o produto, indicativo de que a concorrência havia sido sufocada.

Causa ganha?

A parte acusante parece ter total confiança na validade das acusações, chegando até a mencionar que a causa está ganha.

Erguer barreiras na entrada para manter os concorrentes afastados e aumentar os preços após sua eliminação é precisamente o tipo de conduta para as quais o Congresso promulga leis“, diz a denúncia.

As empresas ainda não responderam às acusações, nem o devem fazer tão cedo. Afinal, ainda não existem uma data marcada para o início do julgamento. 

A ação judicial visa uma mudança de postura tanto das empresas permitindo que mais revendedores entrem na loja da Amazon. O processo ainda exige uma indenização para consumidores nos Estados Unidos que sofreram com a prática.

Fonte: Reuters

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Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.