Android TV 13 vem aí cheio de mudanças e melhorias

Durante um dos eventos de tecnologia mais aguardados do ano, o Google I/O, a empresa que dá nome ao evento, Google, deu um destaque especial para os sistemas operacionais (OS) nos quais ela está trabalhando. Começando pelo Android 13 e suas várias melhorias de desempenho e segurança e indo para o WearOS, seu novo OS para smartwatches. .

publicidade
Android TV 13
Android TV vem cheio de conectividade (Imagem: Reprodução / Android)

Mas a empresa não parou por aí e apresentou também o Android TV 13, a adaptação do seu OS para smartphones destinado à TVs, como o nome já diz

A empresa apresentou uma sessão especial para o software no segundo dia do evento, onde o analisou detalhadamente. O primeiro beta do OS para smart TVs havia sido lançado no início do mês e agora pudemos ver de pertinho várias das novidades da nova versão.

publicidade

Foco do Android TV 13

A empresa está focando em três áreas principais com Android TV 13: desempenho, acessibilidade e multitarefa. Começando com Desempenho, o Google está experimentando novas APIs visando uma melhoria na compatibilidade do aplicativo com o hardware das Televisões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tem uma API chamada “AudioManager” que permite que os aplicativos prevejam para onde o áudio está sendo roteado e quais os modos de reprodução existentes. Já a API “MediaSession” deve ajudar os aplicativos a se comportarem de maneira melhor às alterações de status do HDMI, interrompendo o conteúdo ou até mesmo poupando energia.

No quesito acessibilidade, o novo OS irá trazer layouts de teclado adicionais à API “InputDevice”. Assim, teclados  físicos devem funcionar de forma mais eficiente com aplicativos Android TV (algo que pode ser especialmente útil para criadores de jogos). 

publicidade

Melhorias no picture-in-picture

Até o momento, o Android TV 13 só recebeu um recurso importante voltado para o usuário, enquanto todos os outros focaram na parte de desenvolvimento, tornando o aplicativo mais rápido e melhorando o sistema como um todo. Mas, voltando para recursos voltados ao usuário, o Google está aumentando a compatibilidade do PiP, picture-in-picture, que passará a contemplar mais aplicativos.

A partir do Android TV 13, você vai poder usar aplicativos de videochamada como Zoom ou Google Meet e manter o vídeo no canto enquanto assiste à TV.  Enquanto isso a nova API “KeepClear” vai garantir que a janela PiP nunca cubra o material mais crítico na tela. Adicionalmente, o tamanho da janela PiP ainda poderá ser alterado pelos usuários.

Infelizmente, a versão beta do Android TV 13 está limitada ao dispositivo de desenvolvimento ADT-3 por enquanto e sem previsão para chegada em dispositivos Android TV adicionais. Espera-se que o Chromecast com Google TV seja o primeiro mas só deveremos ver uma versão estável do Android TV 13 no outono.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar