Apple é segura ou está sabotando alguns aplicativos? CEO do Telegram se sente prejudicado

Hugo Cruz

14 de agosto de 2022

A Apple, com seu rigoroso sistema de revisão e teste de aplicativos, é considerado um dos sistemas mais seguros para os usuários, mas parece que isso vem com um preço. Segundo informações recentes, a maçã seria a responsável por atrasar uma atualização do Telegram.

publicidade
Telegramatrasar atualização do Telegram

Telegram acusa Apple de atrasar uma de suas atualizações, novamente! (Imagem: Christian Wiediger on Unsplash)

Revisão da Apple fez o Telegram atrasar sua atualização

As informações foram dadas por Pavel Durov, o CEO da rede social, que disse ter uma atualização pendente que vai “revolucionar como as pessoas se expressam em mensagens” ainda em processo de análise.

Segundo ele, a novidade já deveria estar disponível, mas está presa por que a Apple ainda não a aprovou, com seu processo “obscuro” de avaliação. A atualização teria ficado presa por duas semanas sem explicação alguma por parte da empresa.

O CEO então fez uma postagem no Telegram onde desabafou para a comunidade sobre os problemas que enfrenta com a empresa.

publicidade

Se o Telegram, um dos 10 aplicativos mais populares do mundo, está recebendo esse tratamento, só podemos imaginar as dificuldades experimentadas por desenvolvedores de aplicativos menores. Não é apenas desmoralizante: isso causa perdas financeiras diretas a centenas de milhares de aplicativos móveis em escala global”, disse ele.

Conduta da empresa gerou prejuízos

Segundo Durov, esse tipo de conduta piora ainda mais quando somado às taxas abusivas de 30% que a empresa, assim como o Google, cobram em suas lojas.

Mas ele afirma que as autoridades responsáveis da União Européia já começaram a observar as práticas.

Mesmo assim, essa não é a primeira vez que Durov tem problemas com a Apple. Em 2018 uma situação parecida ocorreu. Na ocasião, o aplicativo havia sido bloqueado na Rússia, mas a empresa parou a atualização dele no mundo inteiro por algumas semanas.

Já em 2020, as críticas do CEO foram direcionadas às taxas, segundo ele abusivas, que a empresa cobra para desenvolvedores que disponibilizam seus aplicativos na loja da Apple.

Afinal, qual o problema com a atualização?

Ainda não se sabe o que vem na nova atualização nem o motivo da Apple ter atrasado a sua entrega, mas recentemente, o Telegram implementou a assinatura premium do seu serviço no valor de US$ 5, trazendo novos emojis, downloads mais rápidos e outros vários recursos.

Nenhuma das empresas se pronunciou ainda sobre o caso, mas é possível que o atraso da Apple tenha a ver com isso. Tudo que nos resta agora é esperar por uma resposta oficial ou pela atualização ser aprovada de vez.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.