Apple finalmente atende pedido de clientes com esta novidade

Após muitas críticas, questionamento por parte de autoridades reguladoras e até processos perdidos, a Apple finalmente está planejando lançar iPhones com portas USB-C. A tecnologia vai fazer com que os aparelhos da marca fiquem mais acessíveis, no quesito de acessórios.

publicidade
iPhones com USB-C
Novos dispositivos da Apple devem vir com carregadores USB-C (Imagem: Vista Wei on Unsplash)

A novidade quer dizer que, no ano que vem, podemos ver o iPhone 15, com conectores que seguem os padrões do mercado como porta de carregamento, e possivelmente outras funções também. O movimento seria a segunda alteração de adaptabilidade na história do smartphone.

Apple planeja lançar iPhones com portas USB-C

Ao que parece, a medida vem para amenizar os atritos que a empresa vem tendo constantemente com seus consumidores e órgãos reguladores. Segundo o que foi informado até agora, a empresa está considerando uma opção de dupla fonte para carregamento.

publicidade

Além disso, a empresa deverá lançar também um adaptador que vai permitir que os novos aparelhos se conectem aos acessórios que a empresa já fabrica. Acessórios esses que seguem o formato padrão de conectividade da Apple, Lightning.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

União europeia pressiona a empresa

Voltando para as razões pela qual a empresa está pensando em adotar o USB-C como padrão para os seus novos smartphones, parece que a Apple quer sair na frente de uma possível regulamentação da União Europeia.

O parlamento europeu já teve uma votação na qual a maioria foi favorável a uma nova  legislação que permite padronizar uma porta de carregamento comum que as empresas deverão utilizar em seus telefones celulares, tablets e fones de ouvido.

publicidade

Sendo assim, a Apple que utiliza padrões proprietários em seus dispositivos terá que se adequar, caso pretenda popular o mercado europeu. Mas ela não ficou calada sobre a regulamentação e já criticou a medida, afirmando que isso “prejudicaria a inovação”.

Perda da Apple?

Obviamente, a empresa só está preocupada com a interrupção do seu monopólio sobre o seu próprio ecossistema, já que a mudança de padrão vai permitir que outras companhias competem diretamente com seus acessórios. Lembrando que a Apple costuma cobrar um valor premium em dispositivos como carregadores e fones de ouvido.

Além disso, sua afirmação de que a nova regulamentação deve criar uma “montanha de desperdício” também é invalidada, já que a partir de agora os usuários poderão reutilizar acessórios já existentes nos novos aparelhos.

Outra coisa que deve ser considerada é a viabilidade para se colocar duas portas por aparelho. Nesse sentido é possível que chegue num ponto em que a empresa abandone de vez o Lightning, para focar somente no USB-C.

publicidade

E aí? O que você acha da mudança do padrão de carregamento dos iPhones?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar