Aprenda 5 dicas do Google Docs para aumentar sua produtividade

Hugo Cruz

22 de agosto de 2022

O Google Docs vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente depois da pandemia, onde a várias pessoas passaram a trabalhar no modelo home office e adotaram a aplicação como principal meio de trabalhar com documentos. Confira neste artigo as melhores dicas para aumentar a sua produtividade com o Google Docs.

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Dicas para deixar o Google Docs ainda melhor! (Imagem: Reprodução)

Dicas para deixar o Google ainda melhor

O Docs é um editor de textos bem completo, ele tem as principais funcionalidades que você encontra no seu maior rival, a suite de aplicativos da Microsoft.

Por outro lado, é completamente gratuito e vem  com ferramentas colaborativas consideravelmente melhores, ou pelo menos mais fáceis de serem usadas.

Mesmo assim, é possível fazer certos ajustes nele que vão elevar sua experiência enquanto trabalha, ou estuda, para o próximo nível. Confira as dicas do Bit Ensina.

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1. Integração com outros produtos

Uma das maiores vantagens do Google Docs é que ele te permite integrar facilmente o conteúdo de outras aplicações do ecossistema do Google.

Por exemplo, para inserir o gráfico de um arquivo do Google Sheets, o editor de planilha, basta você navegar até Inserir > Gráfico > Do Planilhas.

Agora é só escolher uma das planilhas salvas no seu Google Drive e procurar o gráfico dentro dela que você quer usar.

dicas para o Google Docs

Imagem: Reprodução / Google Docs

Qualquer mudança feita no gráfico a partir do documento original do Sheets também vai ser refletida no gráfico dentro do Docs.

2. Ferramentas colaborativas

Uma das coisas que mais fez o Google Docs se destacar no espaço de trabalho, além do preço, é claro, foram as suas ferramentas colaborativas.

A aplicação conta com três modos de visualização, os quais você pode configurar individualmente para qualquer pessoa interagindo com um documento. São eles: “Edição”, “Sugestões” e “Visualização”.

Imagem: Reprodução / Google Docs

A melhor parte é que você pode configurar eles diretamente no menu de compartilhamento do documento (Arquivo > Compartilhar > Compartilhar com outras pessoas), assim, pessoas que você convida para colaborar no seu documento têm as permissões adequadas.

dicas para o Google Docs

Imagem: Reprodução / Google Docs

3. Dicionário integrado

Essa é uma daquelas ferramentas para casos mais específicos. Embora seja apenas um dicionário inglês-inglês (palavras e explicação em inglês) ele pode ser bastante útil, para quem já tem algum conhecimento sobre língua, tirar dúvidas de vocabulário. Principalmente pessoas que trabalham com traduções.

Para usar o dicionário é só apertar Ctrl+Shift+Y e uma barra lateral com o dicionário vai aparecer. Ainda é possível usar a ferramenta enquanto tem uma palavra selecionada, assim o dicionário já busca por ela automaticamente.

4. Extensões

Um aspecto importante do Docs é que ele permite a expansão de suas funcionalidades por meio de extensões.

Imagem: Reprodução / Google Docs

Você pode ir até o menu Extensões > Complementos > Instalar complementos e navegar por uma loja com várias extensões, algumas gratuitas e outras pagas.

Imagem: Reprodução / Google Docs

5. Mostrar estrutura de tópicos

Essa é uma ferramenta obrigatória para pessoas que trabalham com longos documentos. Ela cria uma barra lateral, esquerda, que te mostra a estrutura final do seu arquivo como em um Índex.

Para ativar basta marcar a opção “Mostrar estrutura de tópicos” no menu “Ver”. Depois disso, vai aparecer um botão no canto superior esquerdo do seu documento onde vai poder ativar o painel.

dicas para o Google Docs

Imagem: Reprodução / Google Docs

Além de ver títulos e subtítulos, você pode navegar diretamente para eles ao clicar nas marcações.

E aí, gostou dessas dicas para o Google Docs? Tenho certeza que elas vão te ajudar bastante no seu dia a dia!

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Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.