Artemis I e seu drama: NASA precisa de autorização importante antes de lançar foguete

Mariana Souza

22 de setembro de 2022

Tentando evitar problemas nas próximas etapas da missão Artemis, a NASA está fornecendo combustível e fazendo testes internos para que a volta do ser humano na Lua seja possível – e ocorra o quanto antes!

publicidade

(Imagem: NASA/Divulgação)

NASA está indo devagar para poder voltar à Lua

O Sistema de Lançamento Espacial (SLS) está totalmente carregado com oxigênio líquido e combustível de hidrogênio líquido, porém, o foguete “não tem para onde ir”.

Isso porque a NASA está tentando resolver o problema de uma forma menos intensa depois do vazamento de hidrogênio que impediu a segunda tentativa de lançamento no dia 3 de setembro.

Palavras da NASA

A agência espacial se pronunciou em comunicado oficial:

publicidade

“Os procedimentos foram projetados para fazer a transição de temperatura e pressão lentamente durante o tanque para reduzir a probabilidade de vazamentos que podem ser causados ​​por mudanças rápidas de temperatura ou pressão”.

Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento do programa Artemis da NASA, afirmou que está confiante depois dos testes feitos, porém, se recusou a afirmar quando será a próxima tentativa de lançamento.

Segundo a agência, ainda é necessário analisar alguns dados antes que se forme um novo cronograma.

O teste foi uma simulação fiel a tudo o que a equipe pode passar no dia do lançamento oficial, entretanto, sem realmente lançar o foguete.

Ou seja, o equipamento estava nas mesmas condições de temperatura super fria que irá experimentar durante o abastecimento real.

O vazamento de hidrogênio líquido estava ocorrendo na “linha umbilical” que liga o foguete e o abastecimento. A solução foi tentar “aquecer” este sistema.

Objetivos cumpridos com rigor

No comunicado, a NASA afirma que os objetivos foram cumpridos com rigor e que agora se pode formular uma nova data oficial de lançamento rumo ao espaço.

A data provisória está marcada para o dia 27 de setembro, mas tudo pode mudar até lá. Também há uma data reserva em 2 de outubro.

Porém, nem tudo são flores. Além dos dados que estão sendo analisados pelos engenheiros e pesquisadores após o teste, a agência ainda precisa da autorização da Força Espacial Nacional dos Estados Unidos para permitir o novo lançamento.

A Força Espacial Nacional é responsável pela área que a NASA quer lançar o foguete e eles exigem que o equipamento possa se “autodestruir” se der algo errado.

Em agosto, este sistema foi certificado por 20 dias e a agência conseguiu uma extensão de 25 dias após as tentativas fracassadas. Já se passaram mais de um mês desde a primeira tentativa em agosto e ainda não se sabe quais são as novas diretrizes.

Com informação: NASA, The Verge.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza