Fastboot Xiaomi: o que é o modo de recuperação, como entrar e sair

Leandro Kovacs

30 de novembro de 2023

Seja para modificações ou se você acessou sem querer o modo Fastboot Xiaomi, neste artigo vamos ajudá-lo a entrar e sair de forma simples e tirar a neura de sua cabeça. Então continue acompanhando para saber os detalhes!

publicidade
Símbolo do Fastboot Xiaomi ativo

Mascote Xiaomi consertando o mascote Android (Imagem: Redação Bitmag/Reprodução)

O que é o Fastboot Xiaomi?

Essa é uma informação importante para todos os usuários que possuem um aparelho da marca. Não importa se o seu modelo é POCCO, Xiaomi ou Redmi, o modo de inicialização rápida (fastboot) sempre será útil. Se você nunca ouviu falar, vamos explicar um pouco sobre como funciona e como acessá-lo durante o uso do smartphone, portanto, não precisa de se preocupar. Vamos entender para que serve a ferramenta, quais são suas utilizações e quem deveria acessar.

Não é um modo trivial

O Fastboot da Xiaomi funciona parecido com o modo de outras marcas (no Android), ele não é nada tão simples para usuários comuns e se não for usado com cautela, pode trazer diversos transtornos.

De forma bem resumida, estamos falando de uma função que permitirá consertar o seu telefone caso tenha algum problema, ou fazer customizações mais internas na raiz do aparelho. A função está disponível em todos os modelos da marca chinesa. Dentre as funções mais conhecidas estão:

publicidade
  • Instalar novas ROMs (firmware) no aparelho;
  • Instalar novas versões do MIUI manualmente;
  • Instalar imagens de recuperação do aparelho que tenha sido danificado;
  • Instalar kernels e modificações.

Quem deveria acessá-lo

Por ser algo muito mais complexo, esse modo deveria ser acessado apenas por técnicos ou entusiastas com conhecimento avançado. Ao trabalhar diretamente nas funções mais ocultas do aparelho, ele pode assumir posturas difíceis de consertar.

Em alguns casos, quando o aparelho começa a apresentar problemas no seu sistema (e já estiver fora da garantia), pode ser interessante reinstalar a própria ROM do seu aparelho para que ele volte a funcionar normalmente com as características de fábrica.

Outros (entusiastas) querem tirar o máximo proveito das capacidades de seu aparelho Xiaomi, então usam o Fastboot Xiaomi para trocar as ROMs do seu aparelho, como a versão europeia para a chinesa, por exemplo. Algumas vezes é interessante, pois a versão chinesa recebe atualizações em maior quantidade do que a versão europeia.

O que é modo de recuperação?

O modo de recuperação é independente do Fastboot Xiaomi, é uma ferramenta disponível em todos os aparelhos que utilizam o sistema Android. Sua definição mais simples é um ambiente de operação independente do sistema operacional. Portanto, fica situado em uma área separada e específica da memória interna. A separação é fundamental para que, mesmo estando danificado o sistema principal, possa ser acessado pelo usuário todo um conjunto de instrumentos para reparar o celular.

O modelo padrão do Android pode contem algumas limitações, existindo outras versões customizadas para serem utilizadas nos aparelhos.

Como entrar e sair do Fastboot Xiaomi

Um dos grandes problemas do Fastboot da Xiaomi é que ele pode ser acessado com o aparelho ligado ou desligado, permitindo entradas por engado. Um usuário que não está acostumado com o ambiente da ferramenta pode ficar muito assustado, achando que seu aparelho travou e deixou de funcionar. Por esse motivo, vamos primeiro ensinar a como sair do modo Fastboot Xiaomi de uma forma extremamente simples. Neste vídeo simples já conseguimos aprender como funciona, e logo abaixo seguirá o passo a passo de cada situação.

Como sair do Fastboot Xiaomi

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer a tela de Fastboot Xiaomi (o mascote da Xiaomi consertando o mascote verdinho do Android), o aparelho precisa estar nela para que o método funcione.

  1. Estando na tela, pressione, ao mesmo tempo, os botões power e volume para baixo por 10 segundos (aproximadamente);
  2. Solte-os quando a tela apagar;
  3. Aguarde e veja a tela reacender com a logo Redmi, Mi ou POCO, a depender do modelo, indicando que o sistema será iniciado normalmente;
  4. Problema finalizado, basta usar seu celular normalmente.

Como entrar no Fastboot Xiaomi

O mais incrível do Fastboot Xiaomi é que o método para sair e entrar do modo é igual. Portanto, a forma mais simples de entrar é fazendo o mesmo procedimento citado acima, ele funciona com o aparelho ligado ou desligado. Quando desligado, existe outro método que podemos mostrar para entrar na inicialização rápida:

  1. Conecte o cabo USB original do aparelho Xiaomi no computador;
  2. Pressione o botão de baixar volume no aparelho e segure;
  3. Com ele pressionado, conecte a ponta USB-C no celular;
  4. Ao fazer isso, a tela do Fastboot irá aparecer e, agora, pode soltar o botão.
  5. Para sair, basta executar o método que ensinamos anteriormente.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.