Invasão do Dólar Digital: bancos dos EUA lançam o que pode ser a sua moeda em blockchain

Moyses Batista

17 de novembro de 2022

Os bancos dos EUA estão indo em direção ao futuro, e dessa vez, o anúncio é sobre o piloto do Dólar Digital, que rodará em blockchain. A decisão chega em um momento turbulento no mercado de criptomoedas, meses após o desastre da Luna, e a alguns dias da queda da FTX. Contudo, o projeto pode trazer algo positivo? É isso que você vai descobrir.

publicidade
Dólar Digital

Dólar Digital – Imagem: Reprodução/Pixabay

Chega de guerra: o dólar digital está chegando

Não dá para negar que as instituições centralizadas, principalmente os grandes bancos, não receberam as criptomoedas com os braços abertos. Seja pela insegurança, por ser uma tecnologia nova, ou por descentralizar o dinheiro, estas organizações se fecharam para a novidade.

Entretanto, apesar da ameaça, a tecnologia blockchain pode ser uma verdadeira aliada, principalmente da moeda do país, que pode ganhar uma espécie de Dólar Digital.

Afinal, organizações como Mastercard já estão dando seu passo rumo ao mundo “descentralizado”. Além do programa Crypto Source, a empresa também já anunciou a sua empreitada nos cartões NFTs.

publicidade

Mas o Mastercard se uniu a um grupo de instituições bancárias, entre elas o HSBC e Wells Fargo, para seguir neste rumo. Desse modo, eles anunciaram nesta terça-feira (15), o lançamento de uma plataforma de dinheiro digital, chamada Regulated Liability Network (RLN). Assim, o grupo revelou através de uma declaração destacada pelo Decrypt: 

“Os membros da comunidade bancária e de pagamentos dos EUA envolvidos nesta [prova de conceito] têm o prazer de trabalhar ao lado do Centro de Inovação de Nova York (NYIC), que faz parte do Federal Reserve Bank de Nova York”

Como funcionará o RLN e projetos parecidos em andamento

Segundo o próprio grupo diz, o RLN vai funcionar durante doze semanas, a princípio ele operará somente em dólares americanos. Então, os bancos participantes emitirão tokens digitais que representam depósitos de clientes, ou seja, depositou um dólar, ganha um dólar digital. O projeto também contará com ferramentas para combater a lavagem de dinheiro e um sistema KYC (Know your customer).

Além dos EUA, outros países já estão se encaminhando para suas próprias moedas digitais. Entre eles, a China já trabalhou em sua moeda digital. A Austrália também não quis ficar para trás e apresentou o piloto do seu próprio Dólar Digital. E aqui no Brasil, está para entrar em vigor entre 2023 e 2024 o Real Digital, a nossa própria moeda baseada em blockchain.

Com informações: Decrypt

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista