Já conhece os Smart Glasses? Um objeto futurista, mas que já está no presente; confira

Mariana Souza

25 de outubro de 2022

Há tempos que os Smart Glasses (óculos inteligentes) estão sendo apresentados e desenvolvidos, prometendo novos desdobramentos no mundo da tecnologia. Aliás, há 10 anos a Google apresentou seu primeiro Google Glass, confira o que mudou desde lá!

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Google Glass, opção corporativa. (Imagem: Divulgação/GoogleGlass)

Google Glass, opção corporativa. (Imagem: Divulgação/GoogleGlass)

Smart Glasses e a vontade de chegar longe – mesmo demorando

Em 2012, exatos 10 anos atrás, a Google fez sua primeira apresentação do seu Google Glass (óculos da Google) em uma conferência para desenvolvedores. Na época, o projeto foi apresentado com um salto de paraquedas sendo filmado pelo próprio óculos inteligente.

Naquele momento a companhia já tinha delineado várias ocasiões em que os óculos poderiam ser usados, como traduções ao vivo, acesso a notificações, direções no Google Maps, tirar fotos e vídeos, entre outras coisas.

Entretanto, convenhamos que nos últimos 10 anos o produto não decolou como o esperado. Aliás, a ideia era que os óculos fossem tão indispensáveis quanto os celulares são agora.

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O problema maior era, até então, a aparência que estes óculos tinham – ninguém gosta de ter uma câmera apontada para você sem a sua permissão. O preço também não agradava.

Depois que lançado para os desenvolvedores, um seleto grupo chamado de ‘Exploradores’ poderia adquirir o objeto por US$ 1500 (cerca de R$ 7960 na cotação atual).

Afinal, a ideia era ótima, mas o produto final não agradou o público e a Google acabou por diminuir a importância colocada nos óculos inteligentes.

Novas empreitadas e novas empresas no ramo

Mesmo depois dessa desilusão, o sonho da realidade aumentada não foi embora e outras empresas começaram a desenvolver seus projetos. A Microsoft experimentou o HoloLens (produto apenas para uso corporativo) e outras empresas entraram nessa onda.

Até que o Facebook se transformou em Meta e prometeu retornar com o sonho da realidade virtual e aumentada, afirmando que os Smart Glasses têm o potencial de ser um produto de consumo popular.

A Meta está desenvolvendo seu próprio produto, assim como a Amazon. E a Google também retomou o projeto, já está com protótipos focados em tradução ao vivo.

Até a Apple, mesmo com um pé atrás sobre o metaverso, está desenvolvendo o seu próprio óculos inteligente, o Quest Pro, para o próximo ano.

Além disso, as versões atuais são muito diferentes da proposta em 2012. Agora, eles vêm com assistentes inteligentes, acesso à internet, áudio e viva voz.

Entretanto, mesmo sendo úteis, ainda não são substitutos dos celulares e continuam com estilos antiquados. Apesar disso, continuam despertando a nossa curiosidade.

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