As 10 maiores novidades anunciadas no Google I/O que farão diferença na sua vida

O Google I/O aconteceu em maio, e trouxe muitas novidades para criadores de softwares e jogos para o ano de 2022. É claro que as novidades não se limitaram a apenas esses dois campos, os usuários dos serviços da empresa e de smartphones e gadgets também tiveram um prato cheio. 

publicidade
Google I/O
Imagem: reprodução / Wikimedia Commons

 

As mais importantes novidades Google anunciadas no I/O 2022

É importante lembrar que o foco do evento são os desenvolvedores e, portanto, grande parte das novidades seguem essa linha de temas relacionados.

publicidade

1. Atualização no Google Translate

O serviço ganhou suporte a mais 24 línguas, totalizando 133. A ferramenta, que atende mais de 300 milhões de pessoas por todo o mundo agora tem suporte até a línguas indígenas, como o Guarani, língua ainda utilizada por povos residentes em áreas do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2. Cartões virtuais

Serviço que promete proteger os dados dos seus cartões ao utilizar o autocomplete no Chrome ou em aparelhos Android. O serviço vai agir como uma espécie de proxy entre seus dados e o site de compras, assim sua informação fica segura.

3. Androids unificados

A mais nova tentativa do Google de unificar os dispositivos utilizados pelos usuários enquanto expande seu próprio ecossistema.

publicidade

A ideia é fazer com que os usuários permaneçam conectados mesmo ao mudar de dispositivo. Isso seria possível graças ao fato de o sistema Android já estar disponível  em diversos aparelhos, como TV, carros, relógios e outros acessórios.

4. Atualização no Google Search

O buscador do Google também recebeu atualizações importantes, tendo como destaque o upgrade do multisearch que tem agora opções que permitem filtrar as buscas, aumentando exponencialmente a utilidade dele. 

Um exemplo disso é a possibilidade de fazer uma pesquisa de algum produto e filtrar locais próximos que o comercializam.

5. Scene Exploration

A ferramenta traz a promessa de mostrar informações em tempo real de objetos identificados em imagens através do Google Lens.

publicidade

É possível observar a utilidade do recurso no seguinte cenário imaginário: dentro de um supermercado ao apontar o Google Lens para um produto o aplicativo lhe traria informações inteligentes sobre ele, como a avaliação de outros usuários. A ferramenta funciona em vários objetos de uma vez, o que facilita a comparação de diferentes marcas.

6. Google Wallet

Uma atualização da antiga Wallet da empresa que havia sido descontinuada. A nova versão, entretanto, vem muito mais completa e promete padronizar a maneira como os usuários guardam dados importantes para o seu dia a dia, como cartões de crédito, chaves de carro e até documentos pessoais.

7. Wear OS

O Sistema operacional da empresa chegou com tudo nesse evento, com a novidade de agora ter suporte à assistente virtual do Google, que a propósito também está recebendo updates esse ano.

Com a novidade, a empresa espera que os usuários consigam realizar todas as funções básicas do aparelho através de comandos de voz

8. Lançamentos Pixel

Durante o evento a empresa anunciou uma lista bem grande de produtos a serem lançados entre esse e o próximo ano.

Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, o Pixel 6a e os fones de ouvido Pixel Buds Pro entrarão no mercado dos Estados Unidos nos próximos meses. Além disso, os Pixel 7 e Pixel 7 Pro, novos smartphones que vem para substituir seus antecessores, também foram anunciados.

Mas o destaque foi mesmo para o Pixel Watch, smartwatch da Google que virá com suporte total ao Wear OS. Para o próximo ano foi anunciado o Pixel Tablet.

9. Android 13

Foi liberada a segunda beta do novo sistema operacional para smartphones da empresa. Agora disponível para dispositivos das demais marcas populares, como a Xiaomi e a Samsung, o Android 13 traz permissões distintas para acesso de arquivos (por tipo), um suporte diferenciado para dispositivos de telas grandes, como TVs, por exemplo, e outras muitas  novidades de performance, privacidade e segurança.

10. Immersive View

Nova funcionalidade do Google Maps que vai incrementar a experiência de navegação no serviço. Agora além de observar as ruas, será possível até entrar em estabelecimentos e alterar o horário em que se está visualizando aquele cenário (do dia para a noite, por exemplo).

Essa função só está disponível em alguns lugares, mas a empresa prometeu estar trabalhando para ampliá-la o mais rápido possível.

Esse foi um resumo simples das novidades Google I/O 2022

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Veja mais ›
Fechar